27.3 C
Manaus
21/07/2025
Portal Castello Connection
Política

Lula, ministros e autoridades lamentam morte de Preta Gil: “Símbolo de força e amor pela vida”

A artista, de 50 anos, faleceu em Nova York, onde tratava um câncer diagnosticado em 2023.

(Foto: Reprodução/vídeo)

Após a morte da cantora Preta Gil, no domingo (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e integrantes do governo federal prestaram homenagens nas redes sociais. A artista, de 50 anos, faleceu em Nova York, onde tratava um câncer diagnosticado em 2023.

“Estou profundamente triste em saber que Preta Gil nos deixou nesta noite de domingo. Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia seja como artista, seja como empresária, Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento”, escreveu Lula no X (antigo Twitter).

O presidente também afirmou que ligou para o pai da artista, Gilberto Gil, e para Flora, para prestar condolências.
“À toda a família de Preta, Sandra, o filho Francisco e à neta Sol de Maria, quero deixar um abraço amigo e carinhoso. Que o amor que Preta compartilhou em sua vida siga acalentando os seus corações – e os corações de todas as pessoas que tanto a admiravam.”

Ministras do governo também usaram as redes para se despedir da cantora. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou o papel de Preta Gil no enfrentamento ao racismo, machismo, gordofobia e no apoio à família de Marielle Franco.

“Uma mulher que enfrentou o racismo, o machismo, a gordofobia e a doença sem nunca perder sua ternura, nem sua voz. Lutou muito por sua vida e por tudo em que sempre acreditou. Preta, nunca esquecerei de todo apoio que você deu à minha família e a mim nos momentos mais difíceis que passamos. Hoje o Brasil perde mais do que uma artista. Perdemos um símbolo de força, liberdade e amor pela vida.”

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também lamentou a perda:
“Preta, preta, pretinha… Vá em paz, minha querida. Lhe conheci adolescente e, de alguma forma, lhe vi crescer e se transformar numa das artistas mais amadas, inspiradoras e autênticas do nosso país. Seu jeito livre de falar e enfrentar a vida, as alegrias e também as dores, sem pudores, sem papas na língua. Você vai deixar muitas saudades, mas também muitas belezas.”

Morte de Preta Gil

Preta Gil morreu em Nova York, onde fazia tratamento contra um câncer no intestino descoberto em janeiro de 2023. Inicialmente, ela passou por sessões de quimioterapia, radioterapia e cirurgia no Brasil. Em 2025, o câncer se espalhou para outras partes do corpo.

A confirmação da morte foi feita por Gilberto Gil em uma nota nas redes sociais. Ainda não há informações oficiais sobre o repatriamento do corpo e os detalhes do velório, que devem ser divulgados em breve.

Relacionados

Julgamento virtual sobre restrições a Bolsonaro termina nesta segunda-feira

Ingrid Galvão

Moraes determina tornozeleira e outras restrições a Bolsonaro

Ingrid Galvão

Lula reage a tarifa de Trump e fala em chantagem contra o Brasil

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais