Portal Castello Connection
BrasilDestaques

Ciclone extratropical atinge sul do Brasil na próxima semana

Foto: Divulgação

Uma novo ciclone extratropical deve se organizar no próximo fim da semana no litoral da Região Sul, perto do Rio Grande do Sul de Santa Catarina. A situação é novamente de atenção para muita chuva, incluindo  a região das capitais Porto Alegre e Florianópolis.

Este ciclone não deve ser tão forte e como o de meados de junho, mesmo assim, entre os dias 7 e 8 de julho a passagem de uma frente fria e posteriormente a formação deste ciclone extratropical poderão causar grandes volumes de chuva, de 100 mm a 150 mm, na região da Grande Porto Alegre, na Serra Gaúcha e Litoral Norte do Rio Grande do Sul e também em áreas do Sul e do Leste de Santa Catarina, incluindo a serra e catarinense e a Grande Florianópolis.

Ainda há muitas incertezas em relação à posição e intensidade deste ciclone e também sobre o volume de chuva que poderá causar. De qualquer forma, a população do leste/nordeste do Rio Grande do Sul e do sul e do leste de Santa Catarina deve estar preparada para terminar a semana com várias horas de chuva forte.

Chover 100 a 150 mm significa que em 48h teremos pelo menos 50% da média de chuva normal para julho nestas áreas. Segundo o Inmet, as médias Climatológicas de precipitação considerando o período de 1991 a 2020 são: Porto Alegre: 163,5 mm, Torres: 121,8 mm, Bom Jesus: 128,4 mm, Caxias do Sul: 184,3 mm, Florianópolis: 100,8 mm, São Joaquim: 166,5 mm.

Além de muita chuva, um ciclone extratropical pode provocar rajadas de vento bastante intensas, dependendo de sua intensidade.

*site Clima Tempo

Relacionados

Agente da PF é acusado de vazar dados sobre segurança de Lula

Redação

Confira como vai funcionar comércio de Manaus na semana do Carnaval 2025

Redação

Criança é resgatada em ação tensa após sequestro, no Rio Grande do Sul

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais