O Parque Municipal Nascentes do Mindu, localizado na Comunidade Santa Bárbara, bairro Jorge Teixeira, receberá o nome do juiz amazonense Dr. Adalberto Carim Antonio. É o que diz o projeto de lei 393/2023 aprovado na última segunda-feira (7) na Câmara Municipal de Manaus e agora segue para sanção da prefeitura.
O parque foi criado em março de 2006 com o intuito de proteger três das principais nascentes que dão origem ao Igarapé do Mindu. Possui cerca de 22 quilômetros de extensão cortando pelo menos 10 bairros de Manaus.
A decisão de acrescentar o nome do juiz amazonense ao parque, segundo o PL, se dá pela luta à causa ambiental que Adalberto Carim dedicou durante seus anos como operador do direito.
Natural de Manaus, Adalberto se formou em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 1986. Logo em seguida ingressou na magistratura do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) onde atuou em diversas comarcas do Estado.
Adalberto foi um dos responsáveis pela criação da Primeira Vara Ambiental no Brasil em 1997, a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias, onde prestou relevantes serviços à sociedade como juiz na área ambiental.
O juiz de direito morreu em abril do ano passado. Ele estava internado em uma unidade hospitalar para tratamento de saúde quando sofreu parada cardíaca.