25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Saúde

Covid: UFRJ volta a recomendar uso de máscara em ambientes fechados após alta de casos

Recomendação é justificada por temor de nova onda da doença

Foto: divulgação

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) voltou a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados e aglomerações, assim como higienização frequente das mãos. A recomendação se deve a um aumento de casos de covid-19 na instituição e ao temor de uma nova onda da doença, segundo nota técnica divulgada nesta quarta-feira, 16.

Na nota, o Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier) cita que cerca de 1,5 milhão de novos casos de covid-19 foram registrados entre 10 de julho e 6 de agosto. O dado foi divulgado pela Agência Brasil, com base em informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O comunicado também fala que o aumento de casos na comunidade acadêmica é considerado “moderado e progressivo”. A instituição ressaltou a a importância da testagem em caso de surgimento de sintomas respiratórios ou contato próximo com caso de covid-19, e orientou que alunos busquem atendimento no CTD/Needier, que é realizado diariamente, das 8h às 15h, no Pavilhão Clínico (entrada própria), sem necessidade de agendamento prévio.

Conforme mostrou o Estadão, uma nova subvariante da cepa Ômicron, a EG. 5 ou Eris, tem preocupado cientistas nas últimas semanas. Nos EUA, ela já é dominante. Ela já foi detectada na Grã-Bretanha, Índia e Tailândia.

Os sintomas dessa subvariante permanecem comuns ao coronavírus em geral e podem variar de efeitos leves a doenças mais graves. Eles podem incluir tosse, febre ou calafrios, falta de ar, fadiga, dores musculares ou corporais, perda de paladar ou olfato e dores de cabeça. Com ela, vacinas e reforços ainda devem ser incentivados, assim como práticas sociais seguras, como usar máscaras e manter os quartos bem ventilados, dizem especialistas em saúde.

Relacionados

Nísia Trindade é demitida do Ministério da Saúde

Redação

Brasil anuncia primeira vacina 100% Nacional e de dose única contra a Dengue

Informações da Assessoria

Dilma Rousseff é internada após quadro de neurite vestibular

Informações Agência Brasil

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais