O município de Maués (distante 267 quilômetros em linha reta de Manaus) amanheceu coberto por fumaça nesta quinta-feira (17). Segundo moradores do município, cenas como essas são comuns devido às queimadas do lixo despejado próximo à Estrada Miri Moraes, em Maués.
De acordo com uma moradora que teve sua identidade preservada, a fumaça começou por volta das 7h desta quinta e assolou toda a região.
“Logo que amanheceu vimos a fumaça. Parecia que a mata estava pegando fogo. A fumaça tomou conta da cidade. O Sol estava intenso, mas mesmo assim não conseguíamos ver o céu em meio a tanta fumaça. Tenho uma sobrinha que tem problemas respiratórios. Ela passou mal com muita falta de ar devido a tosse. A cidade está horrível”, descreveu.
O relato da moradora afirma ainda que no Hospital Raimunda Francisca Dineli Da Silva, conhecido como Dona Mundiquinha, há pacientes internados com problemas respiratórios causados pela fumaça.
“Vejo que tem muita gente que está internado há quatro, cinco dias, uma semana, com problemas respiratórios devido a fumaça. Apresentam sempre os mesmos sintomas”, pontuou.
A equipe de reportagem solicitou uma nota da Prefeitura Municipal de Maués e aguarda o posicionamento.
*A Crítica