Os alunos da Escola Municipal Mário de Andrade, localizada no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, estão há uma semana sem aula devido ao furto de cabos de eletricidade e do medidor elétrico da unidade. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a energia será restabelecida ainda nesta quarta-feira (19), e as aulas devem retornar na sexta-feira (21), com reposição dos dias letivos para evitar prejuízos aos estudantes.
O crime aconteceu na madrugada da última quarta-feira (12) e foi registrado pelas câmeras de segurança de um comércio próximo. Moradores apontam que o suspeito de retirar os materiais seria um “morador de rua”. Desde então, os pais dos alunos relatam dificuldades para obter informações sobre a normalização das aulas.
“Tem um grupo com essas informações, mas quem não tem acesso à internet fica difícil, vamos pensar que tem algumas com acesso e outras não, essas outras têm que ficar indo lá na escola todo tempo pra saber quando a aula vai voltar”, disse Janderson.
Ele também informou que não foi a primeira vez que a escola teve as atividades paralisadas por causa do furto da fiação. Segundo ele, entre o fim de 2024 e o início deste ano, um caso semelhante ocorreu, também deixando as crianças sem aula. O massoterapeuta questiona a falta de segurança na região.
“Pra coibir, quando aconteceu pela primeira vez, poderiam ter construído um muro, colocado uma cerca antifurto e também colocado grade no contador, creio que inibiria bastante a ação do criminoso”, comentou.
Em resposta questionamentos da reportagem, a Semed informou que os alunos não terão prejuízo no calendário escolar, pois os dias perdidos serão repostos. “O furto ocorrido na Escola Municipal Mário de Andrade não foi somente dos cabos elétricos, mas também do medidor de energia. Ainda nesta quarta-feira (19), a energia será restabelecida e as aulas retornam na sexta-feira (21)”, destacou a pasta, por meio de nota.
Em visita na tarde desta quarta-feira (19) à escola, a equipe de reportagem confirmou junto a um vizinho do local que os trabalhos para conserto da eletricidade da escola haviam sido concluídos há poucos minutos, no entanto, as aulas permanecem agendadas para sexta-feira.
*Fonte: Acrítica