O Amazonas aparece na última colocação no ranking nacional de segurança viária, divulgado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Com uma pontuação de apenas 1,86, o estado registra o pior índice entre todas as 27 unidades federativas do país, incluindo o Distrito Federal. De acordo com o levantamento, o resultado reflete falhas importantes em áreas como infraestrutura, fiscalização e educação para o trânsito.
O Distrito Federal aparece como o estado mais seguro para dirigir, com 4 pontos. Os estados da Região Sul, como o Rio Grande do Sul (com 3,86 pontos), e do Centro-Oeste, como Goiás, Paraná e Rio de Janeiro (todos com 3,71 pontos), apresentam índices mais altos.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Já o Pará (2,14 pontos), Amapá, Maranhão e Roraima (2,29 pontos), que estão logo acima do Amazonas no ranking, também enfrentam desafios consideráveis.
O Amazonas obteve 0,6 pontos no item vias seguras, que avalia a qualidade das rodovias, sinalização e pavimentação ficando à frente apenas do Acre, que teve pontuação 0. Isso coloca o Amazonas em uma posição muito abaixo de estados como São Paulo (10 pontos), que tem as melhores condições de infraestrutura no país, e o Distrito Federal (8,5 pontos), que também se destaca positivamente nesse aspecto.

