24.3 C
Manaus
08/05/2025
Portal Castello Connection
Destaques

Amazonas registra mais de 1,2 mil mortes de motociclistas em 4 anos, aponta FVS

A maioria das vítimas são homens (85%) e a faixa etária mais atingida é a de 20 a 39 anos, que corresponde a 57,9% dos casos.

(Foto: Reprodução/Internet)

Entre 2020 e 2024, o Amazonas registrou um alto índice de mortes no trânsito, com 1.228 vítimas fatais de acidentes envolvendo motocicletas. O levantamento, divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) nesta terça-feira (06/05), revela que os motociclistas representam 54% dos óbitos por transporte terrestre no estado, abrangendo também pedestres, motoristas e outros veículos.

A maioria das vítimas são homens (85%) e a faixa etária mais atingida é a de 20 a 39 anos, que corresponde a 57,9% dos casos. A maior parte desses óbitos ocorreu em Manaus (60,9%), com o restante no interior do estado (39,1%). Esses dados foram extraídos do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), com o objetivo de orientar as ações de prevenção a acidentes no Amazonas.

O levantamento destaca também o impacto dos acidentes no sistema de saúde, com 288 atendimentos registrados em hospitais de Manaus durante o feriado prolongado de 1º de maio. Desse total, 165 atendimentos (57,3%) foram relacionados a acidentes com motociclistas.

Nayara Maksoud, secretária da SES-AM, lembrou que os acidentes de trânsito causam perdas irreparáveis para a sociedade, além de sobrecarregar a rede de saúde. Ela destacou a importância de conscientizar a população sobre a segurança no trânsito, especialmente durante o Maio Amarelo, mês de prevenção à violência no trânsito. Durante o feriado, um acidente grave em Manaus resultou na morte de uma pessoa, destacando a necessidade urgente de maior responsabilidade no trânsito.

Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, afirmou que a análise desses dados serve para fortalecer a vigilância em saúde e subsidiar ações preventivas. Fabrício Melo, gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da FVS-RCP, ressaltou que esses relatórios orientam o planejamento de estratégias interinstitucionais para reduzir as mortes no trânsito, com foco na educação em saúde e articulação entre segurança pública e mobilidade urbana.

Relacionados

Estudante é atropelada após descer de ônibus na zona Norte de Manaus

Ingrid Galvão

STJ autoriza inclusão de gênero neutro em registro civil; entenda

Ingrid Galvão

Câmara aprova aumento no número de deputados federais e Amazonas ganha duas vagas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais