Um avião de pequeno porte caiu na noite de terça-feira (23/9) na zona rural de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, e matou as quatro pessoas que estavam a bordo. O acidente aconteceu durante a tentativa de pouso na Fazenda Barra Mansa, local turístico que serviu de cenário para gravações da novela Pantanal, da TV Globo.

Foto: Montagem: Divulgação/Turen Scape/Olé Produções e Reprodução/Redes Sociais
Entre os mortos estão o piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros, conhecido na região como Marcelo Pantaneiro; o arquiteto chinês Kongjian Yu; e os cineastas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Kongjian Yu era doutor em design pela Universidade de Harvard e professor de arquitetura paisagística e planejamento urbano e regional. Ele fundou o escritório Turen Scape e a Escola de Pós-Graduação em Arquitetura Paisagística da Universidade de Pequim, onde também dirigia a Faculdade de Arquitetura e Paisagismo.
Rubens Crispim Jr., natural de São Paulo e formado em Artes Plásticas pela ECA-USP, era diretor de fotografia e cinema, além de fundador da produtora Poseídos, especializada em filmes de arte. Entre seus trabalhos recentes estão o documentário Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, indicado ao Emmy Internacional, e a série To Win or To Win, sobre o Al Nassr FC.
A operação de busca e resgate, conduzida pelo Corpo de Bombeiros, durou cerca de nove horas devido à dificuldade de acesso ao local. As equipes retiraram as vítimas das ferragens e entregaram os corpos à funerária e à Polícia Civil. A Polícia Científica também esteve no local.
A Força Aérea Brasileira, por meio do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foi acionada para iniciar as investigações, que ainda estão em andamento para determinar as causas do acidente.

