Portal Castello Connection
Amazonas

Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner, envia carta de renúncia ao Papa

O procedimento segue o que determina o Código de Direito Canônico, que obriga bispos a apresentarem o pedido ao completarem 75 anos de idade

(Foto: Reprodução/internet)

Durante a missa deste domingo (9/11), o cardeal da Amazônia e arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, anunciou que enviou ao Papa Leão XIV sua carta de renúncia ao cargo. O procedimento segue o que determina o Código de Direito Canônico, que obriga bispos a apresentarem o pedido ao completarem 75 anos de idade.

“Eu apresentei a carta ao Papa, como é de obrigação. Agora, vamos aguardar e ver o que vem, mas quero dizer que sou muito grato a Deus por esse período à frente da Arquidiocese e pela colaboração de cada um de vocês”, declarou Dom Leonardo durante a celebração.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O arcebispo completou 75 anos na última quinta-feira (6/11). Apesar da entrega da carta, cabe ao Papa decidir se aceita a renúncia ou se solicita que o religioso permaneça na função por mais algum tempo.

À frente da Arquidiocese de Manaus desde novembro de 2019, Dom Leonardo assumiu o posto após a renúncia de Dom Sérgio Castriani, afastado por motivos de saúde. Desde então, vem conduzindo as ações pastorais da Igreja Católica na capital amazonense e se destacando em debates sobre questões sociais e ambientais que envolvem a Amazônia.

Relacionados

Cebraspe vai organizar concurso público da Sema com 159 vagas

Thayná Sousa

Feiras de Produtos Regionais têm nova programação

Thayná Sousa

Beneficiários do ‘Bolsa Família’ devem agendar acompanhamento em UBS’s

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais