Durante a missa deste domingo (9/11), o cardeal da Amazônia e arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, anunciou que enviou ao Papa Leão XIV sua carta de renúncia ao cargo. O procedimento segue o que determina o Código de Direito Canônico, que obriga bispos a apresentarem o pedido ao completarem 75 anos de idade.
“Eu apresentei a carta ao Papa, como é de obrigação. Agora, vamos aguardar e ver o que vem, mas quero dizer que sou muito grato a Deus por esse período à frente da Arquidiocese e pela colaboração de cada um de vocês”, declarou Dom Leonardo durante a celebração.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
O arcebispo completou 75 anos na última quinta-feira (6/11). Apesar da entrega da carta, cabe ao Papa decidir se aceita a renúncia ou se solicita que o religioso permaneça na função por mais algum tempo.
À frente da Arquidiocese de Manaus desde novembro de 2019, Dom Leonardo assumiu o posto após a renúncia de Dom Sérgio Castriani, afastado por motivos de saúde. Desde então, vem conduzindo as ações pastorais da Igreja Católica na capital amazonense e se destacando em debates sobre questões sociais e ambientais que envolvem a Amazônia.

