Portal Castello Connection
Saúde

Chuvas elevam risco de arboviroses no Amazonas; veja como prevenir

O principal foco das ações é a eliminação de locais com água parada.

(Foto: Divulgação/Governo do Amazonas)

Com a chegada do inverno amazônico, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) intensificou as orientações de prevenção e combate às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.
O principal foco das ações é a eliminação de locais com água parada, que funcionam como criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.

De acordo com a FVS-RCP, o monitoramento e o suporte técnico aos 62 municípios do estado são realizados pelo Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) e pela Gerência de Arboviroses (Garbo).
A diretora-presidente da fundação, Tatyana Amorim, reforçou a necessidade de atenção redobrada durante o período de chuvas.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

“A prevenção é uma responsabilidade compartilhada. Cada morador precisa contribuir para eliminar focos do mosquito, já que nenhum agente de saúde consegue fazer isso sozinho”, afirmou.

O chefe do DVA, Elder Figueira, também destacou a importância das vistorias semanais em casas, comércios e locais de trabalho.

“Caixas d’água abertas, vasos de plantas, calhas entupidas e o acúmulo de lixo são os principais pontos de risco. Dedicar apenas dez minutos por semana para eliminar a água parada pode evitar muitos casos de dengue”, orientou.

A FVS-RCP lembra ainda que os sintomas das arboviroses incluem febre alta, dores no corpo e na cabeça, náusea e manchas vermelhas na pele.
Em casos suspeitos, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente e evitar a automedicação, para prevenir o agravamento do quadro clínico.

Relacionados

Confira os novos endereços das Carretas da Mulher nesta semana em Manaus

Thayná Sousa

Novo modelo de atendimento do Platão Araújo começa a funcionar nesta segunda

Thayná Sousa

Câncer de próstata tem taxa de cura de até 98% se diagnosticado precocemente, alerta especialista

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais