Portal Castello Connection
Geral

Cidades mineiras suspendem aulas após suspeita de bactéria associada à morte de crianças

A medida será adotada em Tiradentes e Santa Cruz de Minas, vizinhas do primeiro município a investigar óbitos

Foto: reprodução

Ao menos mais duas cidades mineiras suspenderam as aulas na rede municipal, nesta quarta-feira (25), para adotar medidas preventivas contra a bactéria Streptococcus pyogenes.

São elas Tiradentes e Santa Cruz de Minas, ambas vizinhas de São João del-Rei, que investiga a morte de três crianças, possivelmente vítimas do microrganismo.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Em Santa Cruz de Minas, um menino de 9 anos está internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva) da Santa Casa da cidade e deve ser transferido para Belo Horizonte. A criança passou por exames para avaliar se tem a bactéria Streptococcus pyogenes, mas o resultado ainda não saiu.

De acordo com o prefeito Wagner Almeida (PL), outra criança da cidade também foi internada com sintomas da contaminação e já recebeu alta médica.

Em Tiradentes, até o momento, não há casos suspeitos. Segundo a prefeitura, a suspensão das aulas é preventiva. A medida vale até a próxima sexta-feira (27).

“Isso não é só para a faxina das escolas. É para aplicar um produto químico mais forte. Para isso, é necessário fazer o fechamento das escolas. Algumas famílias pediram a suspensão das aulas por tempo indeterminado, mas ainda não temos respaldo científico para isso nem autorização para sistema remoto de aulas”, declarou o secretário municipal de Educação, Valdo Rosa.

A bactéria

A bactéria está supostamente ligada à morte de três crianças em São João del-Rei. A prefeitura da cidade enviou amostras de duas das vítimas para exames na Funed (Fundação Ezequiel Dias), que vai revelar se a infecção causou, de fato, os óbitos.

O infectologista Adelino Melo explicou que a bactéria é “comum” entre criançase que parte das pessoas não desenvolve sintomas graves. Os sinais de contaminação são dor de garganta e amidalite. A orientação é que, caso alguém apresente esses sintomas, deve buscar as unidades de saúde e evitar contato com outras pessoas.

A Secretaria de Saúde de Minas informou, nesta terça-feira (24), que não havia critérios que comprovassem surto ou risco à saúde da população de São João del-Rei e que não há evidência epidemiológica que justifique a alteração na rotina das atividades. A reportagem procurou a secretaria para saber se a situação permanece a mesma e aguarda o retorno.

*Fonte: R7

Relacionados

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em setembro para recadastramento

Thayná Sousa

Elevador da Glória descarrila e deixa mortos em Lisboa

Thayná Sousa

Defesa de Bolsonaro diz que não há provas contra ex-presidente em julgamento no STF

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais