Portal Castello Connection
Política

Deputada de Minas aciona Conselho de Ética após ser chamada de “Barbie da Shopee” em plenário

Na sessão desta terça-feira (28), Amanda voltou a se pronunciar sobre o caso, segurando uma boneca ao discursar e reforçando a importância do respeito entre os colegas parlamentares.

(Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG)

A deputada estadual Amanda Teixeira (PL-MG) anunciou que irá acionar o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) depois de ter sido chamada de “Barbie da Shopee” pelo deputado Leleco Pimentel (PT-MG) durante uma reunião extraordinária da Casa, no dia 23 de outubro. O episódio ocorreu durante um debate sobre a atuação de empresas de saneamento no estado.

Na sessão desta terça-feira (28), Amanda voltou a se pronunciar sobre o caso, segurando uma boneca ao discursar e reforçando a importância do respeito entre os colegas parlamentares.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Em publicação nas redes sociais, a deputada afirmou:

“Enquanto o deputado Leleco, do PT, transforma o plenário em um grupo de WhatsApp de quinta série, chamando mulheres de ‘Barbie da Shopee’, nós seguimos trabalhando por Minas. Esse tipo de ataque não é humor, é violência política de gênero e mostra o quanto ainda incomoda ver mulheres jovens, preparadas e firmes ocupando espaço de poder. Podem continuar debochando… enquanto alguns brincam de TikTok, nós seguimos tratando a política com seriedade.”

O conflito teve início quando Leleco relembrou uma sessão anterior em que Teixeira citou o presidente da Argentina, Javier Milei, e comentou de forma irônica:

“O doutor Hely não veio aqui falar besteira como fez uma deputada para puxar saco de Milei no outro dia, que tomou uma vaia e que precisa continuar.”

Em seguida, uma parte da plateia começou a entoar o coro “Barbie da Shopee”, e Leleco disse: “Por favor, respeitem a Barbie da Shopee”.

Amanda reagiu classificando a fala como “fútil e machista” e denunciou o episódio como bullying.

O caso agora será analisado pelo Conselho de Ética da ALMG, que poderá recomendar medidas disciplinares.

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais