Portal Castello Connection
Cidade

Detran-AM flagra jovem de 17 anos dirigindo caminhão trator sem CNH em Manaus

Adolescente foi levado à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deeai).

Foto: Arquivo/Detran-AM

Na manhã desta quarta-feira (19), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, flagrou um jovem de 17 anos conduzindo um caminhão trator rebocando um semi reboque com contêiner. Por ser menor de idade, a legislação de trânsito proíbe a condução de veículo automotor terrestre. Além disso, o veículo apresentava irregularidades que comprometiam a segurança viária.

A abordagem ocorreu na avenida Umberto Calderaro Filho, antiga Paraíba, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, durante a operação Carga Pesada, que acabou constatando 32 veículos com irregularidades, sendo que dois caminhões foram removidos por comprometerem a segurança viária.

No ato da abordagem ao adolescente, ele apresentou uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pertencente a outro condutor e somente depois assumiu que não era o proprietário do documento. Assim sendo, ele foi conduzido à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deeai).

Também será apurada a responsabilidade criminal do proprietário do caminhão, considerando que ele permitiu a condução do veículo por um menor de idade, em desacordo com a legislação vigente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O caso reforça a importância da legislação de trânsito brasileira, que estabelece 18 anos como idade mínima para a obtenção da CNH. Mas por que adolescentes não podem dirigir?

1. Desenvolvimento Físico e Mental

A direção exige habilidades motoras refinadas e raciocínio rápido para reagir a situações inesperadas no trânsito. O cérebro dos adolescentes ainda está em desenvolvimento, especialmente a região do córtex pré-frontal, que controla o julgamento, a tomada de decisão e o controle de impulsos. Essa imaturidade pode levar a decisões arriscadas e aumento do risco de acidentes.

2. Falta de Experiência

A direção segura exige experiência para prever e evitar situações perigosas. Adolescentes, por natureza, possuem menos vivência e conhecimento das dinâmicas do trânsito, o que os torna mais vulneráveis a erros que podem resultar em acidentes graves.

3. Maior Propensão a Comportamentos de Risco

Estudos indicam que jovens tendem a assumir mais riscos ao volante, como excesso de velocidade, uso do celular enquanto dirigem e desatenção. Esse comportamento impulsivo pode comprometer a segurança viária de motoristas, pedestres e passageiros.

4. Legislação e Consequências Legais

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe a condução de veículos automotores por menores de idade e penaliza aqueles que permitem que isso ocorra. No caso do jovem flagrado em Manaus, também será investigada a responsabilidade do proprietário do caminhão, que pode responder criminalmente por autorizar a condução do veículo por um menor.

5. Estatísticas de Acidentes

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) indicam que motoristas jovens, principalmente aqueles com menos de 20 anos, estão entre os que mais se envolvem em acidentes fatais. A falta de maturidade e experiência é um fator determinante para essa estatística.

*Fonte: AM POST

Relacionados

Vários bairros de Manaus ficam alagados durante forte chuva nesta quarta-feira

Redação

Saiba onde haverá procissão em homenagem a São José e veja esquema especial de trânsito

Redação

Descaso em UBSF de Manaus: “Enquanto a gente espera, elas tomam café”

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais