Pela primeira vez, o número de matrículas em cursos de graduação a distância superou o dos cursos presenciais. A informação é do Censo da Educação Superior de 2024, divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com os dados, dos cerca de 10 milhões de estudantes do ensino superior, aproximadamente 5,2 milhões optaram pela modalidade EAD, enquanto os cursos presenciais somam cerca de cinco milhões de matriculados.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
“A educação a distância criou condições de participação na educação superior de um público que teria dificuldades de frequentar presencialmente devido ao trabalho durante o dia. É a possibilidade de trazer uma população que já está inserida no mundo do trabalho para frequentar a educação superior”, disse Manuel Fernando Palacios da Cunha e Melo, presidente do Inep.
Apesar de o número de matriculados ter ultrapassado, pela primeira vez, a marca de 10 milhões de estudantes em 45 anos de estatísticas produzidas pelo Inep, 17,5% dos estudantes que ingressaram no ensino superior em 2023 evadiram em 2024, um percentual de 1,5% a mais do que no ano anterior.

