28.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
CidadeGeral

Em uma semana, Rio Negro desce 1,31 metro em Manaus e atinge nível abaixo da normalidade

Durante o recorte, a diminuição que mais chama atenção é a de hoje, com 20cm de queda, a maior já registrada neste período de vazante. Desde o início do processo de vazante o Rio Negro já desceu 4,29m, em Manaus.

Foto: Jeiza Russo

O nível do Rio Negro desceu 1,31 metro no acumulado dos últimos sete dias e atingiu 22,56 metros, em Manaus. A cota está abaixo da normalidade, diz o Serviço Geológico do Brasil (SGB).

O ritmo de descida no rio que banha a capital amazonense se acentuou na semana de comparação, entre esta terça-feira (20) e a última (13). Durante o recorte, a diminuição que mais chama atenção é a de hoje, com 20cm de queda, a maior já registrada neste período de vazante. Desde o início do processo de vazante o Rio Negro já desceu 4,29m, em Manaus.

A cota atual, de 22,56m está 2,6 metros abaixo do que foi registrado no dia 20 de agosto de 2023, quanto o nível do rio estava em 25,16m. Os dados são do Porto de Manaus, responsável pelo monitoramento diário. De acordo com o SGB, nível deste ano está 1m abaixo da normalidade e tem influência das calhas do Solimões e Alto Rio Negro.

“O rio Solimões registrou descidas acentuadas em Tabatinga na semana passada e atingiu a cota de 2 cm no fim de semana, que representa a terceira maior vazante junto com os anos de 2005 e 2022. Estabilizou e agora voltou a subir, mas o comportamento de descida intensa já é sentido em Manacapuru por exemplo” explicou pesquisadora do SGB, Jussarra Cury.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Governo manda projeto de descontos para quitação de dívidas com a Afeam

Redação

Aprovados em concurso da PM voltam a cobrar convocação na ALE

Redação

Ipaam faz vistorias para liberar licenças de construção de condomínios na Ponta Negra e Tarumã

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais