Portal Castello Connection
Política

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

A medida está prevista no Projeto de Lei nº 975/2025, aprovado pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

(Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados)

Ex-cônjuges e ex-companheiros poderão continuar no mesmo plano de saúde após o divórcio ou a dissolução da união estável, caso a permanência esteja prevista no acordo de separação. A medida está prevista no Projeto de Lei nº 975/2025, aprovado pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

O texto determina que o pagamento das mensalidades será definido conforme o acordo judicial ou extrajudicial firmado entre as partes. O autor da proposta, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), explicou que o objetivo é evitar que o ex-cônjuge fique sem cobertura médica logo após o fim da relação.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O parecer aprovado, do relator Ricardo Abrão (União-RJ), altera a Lei dos Planos de Saúde para incluir a nova regra, sem a criação de uma legislação separada. A proposta também garante que o ex-cônjuge possa contratar um plano individual com as mesmas condições de cobertura, carência e valor, seguindo as normas de portabilidade da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), em caráter conclusivo, antes de seguir para o Senado Federal.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Relacionados

Marcelo Ramos rebate críticas de Capitão Alberto Neto sobre operação no Rio e chama declaração de “oportunista”

Ingrid Galvão

Brasil sanciona lei que endurece combate ao crime organizado e amplia proteção a agentes públicos

Ingrid Galvão

Comissão pede investigação contra Cláudio Castro após operação com mais de 120 mortos no Rio

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais