Sophia Livas de Morais Almeida foi presa nesta segunda-feira (19), dentro de uma academia em Manaus, durante a Operação Azoth, da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Ela é acusada de se passar por médica especialista em cardiopediatria, atendendo ilegalmente crianças com cardiopatias graves e gestantes com fetos com problemas cardíacos, mesmo sem possuir formação na área da saúde.
Segundo a PC-AM, Sophia é formada em Educação Física, mas atuava há pelo menos dois anos como se fosse médica, chegando a dar aulas em faculdades e a prescrever medicamentos, incluindo tarja preta, para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em outro caso, trabalhadores que receberam atestados assinados por ela acabaram sendo demitidos por justa causa, após a constatação de que os documentos eram falsos.
Além da atuação irregular na área da saúde, Sophia também alegava ser “sobrinha” do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Ela usava essa suposta ligação para acessar ambientes institucionais, incluindo dependências do Ministério da Saúde, em Brasília. Nas redes sociais, publicava fotos ao lado do prefeito, e chegou a divulgar uma imagem antiga, em que David Almeida aparece com a própria filha no colo, afirmando que o bebê na foto seria ela.
A prisão preventiva foi cumprida por equipes do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob comando do delegado Cícero Túlio. Mandados de busca e apreensão também foram executados.
A polícia segue investigando o caso e apura o número de vítimas e instituições que podem ter sido enganadas pela falsa médica. Informações que possam contribuir com a apuração podem ser repassadas diretamente à PC-AM.
Prefeitura de Manaus se manifesta sobre falsa médica
Ainda na tarde desta segunda-feira (19), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), emitiu nota esclarecendo que o prefeito David Almeida não possui qualquer parentesco com Sophia Livas de Morais Almeida.
A Prefeitura explicou que a foto divulgada pela suspeita nas redes sociais, em que aparece uma criança no colo do prefeito, na verdade é uma imagem do gestor com sua filha, Fernanda Aryel.
Além disso, a gestão municipal destacou que outra foto publicada pela suspeita, em que aparece ao lado do prefeito, foi tirada por ela mesma em um local público, em uma das diversas ocasiões em que o prefeito é abordado por populares para fotos.
A Prefeitura reafirmou seu compromisso com a verdade e o combate às fake news, reforçando o trabalho para esclarecer toda e qualquer desinformação relacionada ao caso.