Portal Castello Connection
Educação

Fies 2025: MEC convoca lista de espera de vagas remanescentes

O Fies é o programa federal que oferece financiamento a estudantes de baixa renda

(Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) inicia, nesta quinta-feira (13), a convocação dos candidatos da lista de espera para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao segundo semestre de 2025. O prazo de chamadas segue aberto até às 23h59 do dia 28 de novembro (horário de Brasília).

O Fies é o programa federal que oferece financiamento a estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Os candidatos que integram a lista de espera devem acompanhar possíveis pré-seleções diretamente no site Fies Seleção, utilizando o login único da plataforma Gov.br. Para participar, é obrigatório que o inscrito tenha condições de cumprir a frequência mínima exigida no curso, turno e instituição escolhidos para o semestre letivo do segundo semestre de 2025.

Documentação exigida

Os pré-selecionados devem comprovar todas as informações declaradas no ato da inscrição à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino onde foram chamados. O prazo para apresentar a documentação é de dois dias úteis a partir da data da pré-seleção.

Segundo o edital do Processo Seletivo nº 21/2025, essa entrega pode ser feita em formato físico ou digital, respeitando os horários definidos pela instituição.

Etapas seguintes

Após a aprovação da documentação na CPSA, o estudante deve validar suas informações junto a um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia após a validação na instituição. A contratação do financiamento só é concluída após o aval do banco.

Caso o candidato não entregue os documentos necessários ou deixe de cumprir qualquer etapa dentro dos prazos estabelecidos, perde automaticamente a vaga, que é transferida imediatamente ao próximo classificado na lista de espera.

Complementação de dados

Os candidatos inscritos para vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) precisam apresentar laudo médico que comprove a condição, indicando espécie e grau da deficiência, além do código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID). Se a CPSA identificar inconsistências nas informações fornecidas, pode solicitar documentação complementar.

Fies Social

Metade das vagas é destinada ao Fies Social, voltado para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759 em 2025) e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Esses candidatos não precisam comprovar renda, mas devem comparecer à CPSA da instituição de ensino para validar os demais dados informados.

Relacionados

Governo Federal anuncia edital de R$ 53,3 milhões para conectar 1.258 escolas no Norte e Nordeste

Almeida

UEA oferece 369 vagas no AprovENS 2026 com inscrições até 9 de dezembro

Almeida

Maioria dos jovens vê conhecimento em IA como essencial para conquistar emprego, aponta pesquisa

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais