Portal Castello Connection
Cultura

Fique atento aos artesanatos com partes de animais silvestres em eventos culturais no AM

A campanha tem o objetivo de informar e sensibilizar a sociedade em geral a colaborar no combate ao comércio ilegal de artesanato

(Foto: Montagem Castello Connection / Foto 1: Reprodução Pixabay / Foto 2: Divulgação)

Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas iniciaram mais uma campanha “NÃO TIRE AS PENAS DA VIDA”. A ação visa prevenir e combater ilícitos ambientais no período do Festival Folclórico dos Bois Bumbás de Parintins Garantido e Caprichoso.

A campanha tem o objetivo de informar e sensibilizar a sociedade em geral a colaborar no combate ao comércio ilegal de artesanato feitos com produtos e subprodutos da fauna silvestre (brincos, tiaras, cocares, entre outros adereços), uma prática secular que é um dos fatores que ameaçam a sobrevivência de várias espécies da nossa fauna, notadamente as aves.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O Superintendente do IBAMA no Amazonas, Joel Araújo, explica que a escolha do mês de junho para o lançamento da campanha tem como motivação o festival folclórico dos Bois Bumbás Garantido e Caprichoso de Parintins/AM, “uma vez que, no período que o antecede e durante o festival, o mercado desses artesanatos aumentam muito, especialmente aqueles feitos com penas e subprodutos de fauna silvestre”, reforça.

Em caso de flagrante, os produtos do crime serão apreendidos e a pessoa autuada, conforme prevê a Lei 9605/98 e o Decreto 6514/08, respondendo posteriormente pelo crime na justiça. A multa pode ser de R$ 500,00 ou R$ 5.000,00 por unidade de espécime identificado no artesanato, podendo ainda ser calculada por unidade de produto.

A Campanha educativa e Operação de Fiscalização Ambiental são realizadas desde o ano de 2002 devido a inúmeras denúncias de abate de animais silvestres na região dos municípios de Parintins, Barreirinha e Nhamundá/AM.

Após a implantação do Projeto, criado pelo responsável do setor de fauna do IBAMA/AM Prof. Paulo Andrade, o grau de conscientização das Associações Folclóricas e comerciantes do município de Parintins, foi desenvolvido o comprometimento ecológico e sustentável não só nos poemas e músicas, mas, fundamentalmente na fabricação e confecção de suas indumentárias com material sintético ou penas de animais domésticos.

O IBAMA está divulgando material de mídia, cartaz e vídeo institucional, alertando sobre o problema junto a órgãos públicos e sociedade em geral.

(Foto: Divulgação)

Relacionados

“Cabaré Chinelo” chega ao palco do Teatro Amazonas em nova versão de dança e música

Ingrid Galvão

Manaus recebe Feira Mística com terapias, rituais e ‘happy hour dos magos’

Thayná Sousa

Espetáculo “Eu Capitu” chega a Manaus com releitura contemporânea de Dom Casmurro

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais