Morreu nesta quinta-feira (28), em São Paulo, o empresário amazonense Cassiano Cirilo Anunciação, o ‘Batará’, aos 92 anos. A informação foi confirmada por familiares do empresário. Ele estava internado no hospital Sirio Libanês e lutava contra uma pneumonia.
Batará foi um dos principais nomes da comunicação amazonense e fundador da rede Diário de Comunicação. A causa da morte não foi divulgada pela família. Mas, devido a idade avançada, o empresário já estava com a saúde bem debilitada.
Cassiano Cirilo Anunciação, o ‘Batará’, era casado com Waldelina Tavares Anunciação, e deixou nove filhos.
Ainda não há informações confirmadas sobre o velório e sepultamento do empresário.
Repercussão
Por meio das redes sociais, autoridades de poderes e órgãos públicos do Amazonas lamentaram a morte do empresário, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade.
O perfil da Câmara Municipal de Manaus (CMM) também prestou condolências.
O vice-governador do Amazonas, Tadeu Souza, se posicionou nas redes lamentando a perda.
Por meio de nota oficial, o prefeito de Manaus, David Almeida, registrou pesar pela morte de Batará.
NOTA DE PESAR
O prefeito de Manaus, David Almeida, registra, com pesar, o falecimento do empresário Cassiano Cirilo Anunciação, fundador do Grupo Diário de Comunicação.
Na simplicidade, Cassiano empreendeu com sucesso na capital amazonense desde os anos 1960, em diversas áreas, e marcou história na imprensa regional.
“Meus sentimentos à família do seu Cassiano. Que Deus conforte os corações e dê a força necessária neste momento de dor”, disse o prefeito David Almeida.
Quem também se posicionou foi a presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins.
A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, em nome do colegiado do TCE e de todos os servidores da Corte de Contas, lamenta, com profundo pesar, a morte do empresário e fundador do Grupo Diário de Comunicação, Cassiano Cirilo Anunciação.
“Batara”, como era conhecido popularmente, foi um visionário da comunicação amazonense inovando ao lançar o primeiro portal de notícias e um jornal impresso em tamanho tabloide.
Em nome dos conselheiros e servidores da Corte de Contas, o TCE-AM expressa suas sinceras condolências aos familiares e amigos, pedindo a Deus que conforte a todos neste momento de dor.
Trajetória
Cassiano Cirilo Anunciação, o ‘Batará’, surgiu na cena empresarial amazonense na década de 1960. Começou seus negócios no ramo de transporte urbano de passageiros, sendo pioneiro desta atividade em Manaus, após a desativação dos bondes elétricos. O empresário foi responsável por colocar nas ruas os primeiros ônibus para transporte coletivo na capital amazonense.
Sem estudos na área empresarial, mas com muita astúcia, Batará teve sucesso em sua empreitada, e logo passou a investir também em outros segmentos. Nos primeiros anos de criação da Zona Franca de Manaus, ele resolveu investir no setor imobiliário e na hotelaria, para aproveitar o grande fluxo de visitantes e de pessoas que vinham para Manaus em busca de emprego.
Em 1985, o empresário começou a atuar na área de comunicação, fundando o Grupo Diário de Comunicação, em uma parceria com os irmãos Dissica e Valério Thomaz, que durou pouco tempo. Mas Batará seguiu com a empresa que funciona até hoje.
A empresa se tornou uma rede de comunicação, incluindo o tablóide Dez Minutos, a TV Diário, rádio Diário FM e o portal D24h. Atualmente, a TV Dário é uma afiliada da rede nacional Record News, em Manaus.
*Fonte: A Crítica