O Saúde Amazonas Digital foi lançado nesta segunda-feira (17) pelo Governo do Estado, em Manaus, para agilizar a oferta e a consulta de exames na rede pública de saúde. A expectativa é de que o programa possa reduzir o tempo de espera na fila pelos procedimentos e também a quantidade de faltas.
De acordo com o Governo, 60% das pessoas que marcam consulta não comparecem para a realização dos procedimentos. Os dados consistem em uma das motivações do Estado para criar o programa, que é a implementação de ferramentas digitais entre paciente e o sistema de saúde. A capacidade geral de atendimentos, entre exames e consultas, por exemplo, é de 600 mil por mês.
Para o usuário, o Saúde Amazonas Digital vai enviar uma mensagem através do aplicativo WhatsApp 24 horas antes da data marcada para algum procedimento. Com isso, o paciente vai poder confirmar, reagendar ou cancelar o comparecimento. Com a informação, o sistema de saúde vai poder gerenciar os casos e agilizar a oferta pelos atendimentos.
.
Atendimentos no interior
Todo esse contato vai ser feito através de um chatbot, uma automação digital através de inteligência artificial e autorizada pela Meta, empresa responsável pelo WhatsApp. A demanda também não exige que haja uma alta conexão de internet, mesmo assim, a qualidade de acesso à rede por parte dos usuários que vivem no interior do Amazonas é uma das preocupações do Estado.
A secretária de saúde do Amazonas, Marksoud, destacou que a pasta realizou, há cerca de 20 dias, um workshop com todos os profissionais do interior, de transformação digital. Também destacou que esse planejamento começou há mais de oito meses, com um diagnóstico de maturidade digital de cada município. A partir daí, foi possível identificar quais eram os problemas de cada cidade e quais as formas de se resolver as pendências.
Novos programas
As novidades fazem parte de um novo processo de adaptação tecnológica para o sistema de saúde do Estado. O governador Wilson Lima informou que um dos processos, já em execução, está concentrado no complexo hospitalar Sul, que compreende o Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindú. Para as unidades, já foram entregues 500 computadores novos. Ainda está no planejamento a troca de colchões, mobiliário e equipamentos técnicos.
Para além das mudanças de materiais, há também a ampliação do sistema de digitalização dos processos da saúde. Segundo Lima, dentro de um mês, o Estado vai anunciar uma outra ferramenta, a telemedicina, com 10 especialidades e médicos disponíveis 24 horas. Junto com o programa de atendimentos, haverá um portal para que tanto a população quanto as autoridades públicas possam acompanhar, em tempo real, as performances dos complexos Sul e Norte.
“Para que um cidadão entre lá e veja quantos procedimentos foram realizados naquele dia, quais as cirurgias mais realizadas, seja de ortopedia, seja de cirurgia geral. Quanto tempo está saindo, por exemplo, um exame, quanto tempo o paciente está esperando, quantos pacientes foram atendidos. E esse é um trabalho que faz parte desse nosso programa de digitalização para garantir a transparência na área de saúde”, disse o governador.
*Fonte: Acrítica