Um morador da cidade de Neuville-sur-Saône, nos arredores de Lyon, teve uma surpresa milionária enquanto escavava o terreno de casa para construir uma piscina. Durante o trabalho, ele encontrou cinco barras e diversas moedas de ouro, avaliadas em cerca de 700 mil euros (equivalente a US$ 800 mil).
O achado aconteceu em maio deste ano, mas só foi divulgado nesta quinta-feira (6) pelas autoridades locais. O homem, que preferiu não ter o nome revelado, notificou imediatamente a Diretoria Regional de Assuntos Culturais, responsável por avaliar se o ouro teria algum valor arqueológico.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Após análise, o órgão concluiu que não havia indícios de origem histórica ou arqueológica, e o morador pôde ficar com o tesouro. As autoridades também informaram que não há pistas sobre a origem das barras e moedas, e que o antigo proprietário do terreno já havia falecido.
Segundo o jornal Le Progrès, os objetos estavam guardados em sacos plásticos, enterrados no jardim. O caso chamou atenção na França pela raridade da situação e pela sorte do novo “caçador de tesouros” acidental.


