24.3 C
Manaus
31/05/2025
Portal Castello Connection
Geral

Ibama aprova plano da Petrobras para limpeza de sonda que será utilizada em perfuração na Foz do Amazonas

Medida é vista como avanço em licença para Petrobras explorar Foz do Amazonas.

Foto: AGU/Divulgação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu um passo importante na avaliação do projeto de exploração de petróleo na Foz do Amazonas. O órgão ambiental aprovou o plano apresentado pela Petrobras para a limpeza de uma sonda que será utilizada na perfuração de poços no bloco FZA-M-59, localizado na Margem Equatorial, no extremo norte do Brasil. Essa aprovação é um dos requisitos para que a companhia obtenha a licença ambiental necessária para avançar com suas atividades de perfuração na região.

A sonda, que até então estava em operação na Bacia de Campos, foi identificada com a presença de coral-sol, uma espécie considerada invasora. O coral-sol, além de prejudicar o ciclo alimentar dos peixes, tem impacto negativo sobre o equilíbrio da biodiversidade marinha, tornando-se uma ameaça para o ecossistema local. Essa descoberta levou a Petrobras a desenvolver um plano de ação para a limpeza da estrutura, visando mitigar os danos ao ambiente marinho.

O parecer técnico do Ibama indicou que as informações fornecidas pela Petrobras estão alinhadas com as recomendações do Projeto de Prevenção e Controle de Espécies Exóticas (PPCEX), que faz parte do processo de licenciamento ambiental. No entanto, o órgão destacou que a aprovação do plano de limpeza não implica em uma deliberação final sobre a concessão da licença ambiental para a perfuração. O Ibama ainda precisa avaliar outros aspectos do projeto antes de emitir uma decisão conclusiva.

A Petrobras, por sua vez, continua avançando com seu ambicioso plano de exploração de petróleo e gás na região da Margem Equatorial, que se estende do Rio Grande do Norte até o Amapá. A companhia já anunciou um investimento de US$ 3,1 bilhões e tem como objetivo perfurar até 16 poços nos próximos cinco anos. A Foz do Amazonas é uma área estratégica, pois se localiza em uma das fronteiras mais promissoras de reservas de petróleo e gás no Brasil.

Apesar do avanço no processo de licenciamento, a situação não está totalmente resolvida.

*Fonte: AM POST

Relacionados

VÍDEO: Embriagado, homem prende a cabeça em árvore e é resgatado em SC

Ingrid Galvão

Sicredi celebra crescimento no Amazonas e reforça compromisso com o desenvolvimento Regional

Redação

Celular é usado para identificar origem e fraudes em cafés indígenas da Amazônia

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais