O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou quatro milhões de beneficiários que precisam realizar a Prova de Vida para continuar recebendo o benefício. O aviso foi enviado pelo aplicativo Meu INSS e pelo extrato bancário, direcionado apenas àqueles cuja comprovação não pôde ser feita automaticamente. Os beneficiários têm 30 dias a partir do aviso para regularizar a situação e evitar o bloqueio do pagamento.
O procedimento pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS, com reconhecimento facial quando solicitado, pelo aplicativo ou site do banco, ou presencialmente na agência com documento oficial com foto.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Todos os benefícios de longa duração, como aposentadorias, pensões e auxílio por incapacidade temporária, exigem a Prova de Vida anual. Atualmente, 80% dos beneficiários já estão com o procedimento validado automaticamente, evitando filas e deslocamentos.
O INSS alerta que não entra em contato por telefone, SMS, e-mail ou visita domiciliar para solicitar dados pessoais ou documentos. Qualquer abordagem fora dos canais oficiais deve ser considerada golpe. Os canais oficiais para informações são: gov.br/inss, aplicativo Meu INSS e Central 135.

