O novo Porto de Manaus está entre as prioridades do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. A inclusão foi um dos quatro temas tratados na última terça-feira (12) durante uma reunião entre os senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Omar Aziz (PSD-AM) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aconteceu no inÃcio da noite no Palácio do Planalto.
Na reunião, o presidente Lula tratou sobre outras pautas pontuais do Amazonas, como a importância da manutenção da competitividade da Zona Franca de Manaus, hoje o mais bem-sucedido programa de conservação ambiental do paÃs, e a urgente necessidade de recuperação da BR-319.
“Em uma conversa de uma hora no Palácio do Planalto, eu e o presidente ainda falamos sobre a necessidade urgente de aceleração das obras de recuperação da BR-319 e a importância da Zona Franca de Manaus na conservação da floresta do nosso Amazonas. Graças à ZFM é que mantemos 97% da floresta do estado em pé!”, comentou Braga após se encontrar com Lula.
A reforma tributária também entrou na pauta da conversa de Lula com os senadores – Braga foi o relator da PEC no Senado. A expectativa é de que a matéria seja promulgada ainda este ano, após a nova votação na Câmara dos Deputados.
Na avaliação de Aziz, é importante evitar mudanças radicais na PEC da reforma tributária. Omar ressaltou a necessidade de um acordo que não prejudique o PaÃs.
“Estamos  numa expectativa que a PEC seja votada, que se chegue a um entendimento que não prejudique o PaÃs, sem mudanças radicais. A PEC da reforma tributária não pode ser promulgada de maneira fatiada. Uma coisa puxa a outra, não tem como você fatiar e achar que vai tirar algo do texto já analisado na Casa e ficar por isso mesmo, portanto ainda estamos conversando com a equipe econômica. Não é uma questão ideológica, do presidente Lula. Quem está fazendo a reforma tributária somos todos nós”, enfatizou Omar.
*Fonte: A CrÃtica