Portal Castello Connection
Brasil

Manifestantes invadem área restrita da COP30 em Belém e confronto deixa ferido

A confusão ocorreu no segundo dia da conferência, que, até então, vinha sendo marcada por otimismo nas negociações.

(Foto: Reprodução/vídeo)

A Marcha Global de Saúde e Clima, realizada em Belém, terminou em confusão na tarde desta terça-feira (11). Parte dos manifestantes rompeu o bloqueio policial e tentou invadir a Zona Azul, área de acesso restrito a credenciados da COP30.

O grupo, que carregava bandeiras contra a exploração de petróleo e em apoio à Palestina, entoava palavras de ordem pela taxação de grandes empresários. Entre os participantes havia indígenas. Guardas da ONU e integrantes da segurança do evento reagiram e usaram pedaços de madeira para conter os manifestantes. Pelo menos um segurança ficou ferido.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Durante o tumulto, um guarda da ONU tomou o celular de uma equipe da rádio CBN e impediu o registro da operação, afirmando que gravações não eram permitidas no local. Parte dos manifestantes ainda tentou acessar a área por outro ponto, o que gerou correria, mas a entrada foi bloqueada novamente.

A confusão ocorreu no segundo dia da conferência, que, até então, vinha sendo marcada por otimismo nas negociações. A CEO da COP, Ana Toni, afirmou que dois temas apresentaram avanços: o debate sobre gênero e o conceito de transição justa processo de adaptação para uma economia de baixo carbono sem prejudicar trabalhadores e comunidades.

De acordo com Ana, o G77, grupo que reúne 134 países em desenvolvimento, incluindo a China, já apresentou uma posição conjunta e demonstrou confiança no andamento das conversas.

Apesar disso, há resistência de alguns países. Segundo a GloboNews e o G1, a Arábia Saudita tem se posicionado contra a inclusão de novas metas para abandonar os combustíveis fósseis  uma das bandeiras defendidas pelo Brasil, que busca criar um mapa do caminho para a transição energética.

Veja o vídeo:

 

Relacionados

WhatsApp deixa milhares de usuários sem acesso após bloqueio de contas

Thayná Sousa

Municípios pequenos concentram mais cargos comissionados e devem ser mais impactados pela reforma administrativa

Brasil 61

Municípios podem contribuir com avaliação da norma que define distribuição da CFEM

Brasil 61

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais