26.3 C
Manaus
14/07/2025
Portal Castello Connection
Brasil

MEC torna obrigatório diploma digital a partir de julho

A mudança está prevista na Portaria MEC nº 70/2025, que estabelece a obrigatoriedade do diploma digital.

(Foto: Reprodução/UFMS)

A partir de 1º de julho, diplomas de graduação emitidos em papel perdem a validade nas instituições de ensino superior públicas federais e privadas que integram o Sistema Federal de Ensino. A mudança está prevista na Portaria MEC nº 70/2025, que estabelece a obrigatoriedade do diploma digital.

Segundo o Ministério da Educação, a medida tem como objetivo agilizar a emissão e validação dos documentos, além de reduzir custos, prevenir fraudes e ampliar o acesso eletrônico dos estudantes ao diploma.

De acordo com a norma, o diploma digital deve ser emitido, armazenado e validado exclusivamente em meio digital. Para garantir sua autenticidade, o documento precisa ter assinatura com certificação digital, carimbo de tempo — que marca a data e hora da assinatura — e seguir os padrões da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) e do PBAD (Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais).

A responsabilidade pela preservação dos diplomas digitais será das próprias instituições, que devem garantir a possibilidade de verificação da validade jurídica em todo o território nacional.

Diplomas físicos emitidos antes da nova regra continuam válidos. Já os emitidos após 1º de julho que não forem digitais não terão validade legal. Instituições que descumprirem a norma poderão ser penalizadas administrativamente.

Relacionados

Justiça cancela todos os shows de MC Poze do Rodo em julho

Ingrid Galvão

Celular de homem que contratou assassino de Marielle foi usado após sua morte, diz PF

Ingrid Galvão

VÍDEO: Corpo de adolescente é encontrado por repórter durante cobertura de afogamento no Maranhão

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais