Portal Castello Connection
Saúde

Ministério da Saúde lança programa nacional de formação técnica para o SUS

Iniciativa prevê mais de 21 mil vagas em cursos e especializações até 2026, com foco em regiões prioritárias.

(Foto: Fernando Frazão/ABr)

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (4) o Formatec-SUS, programa que vai qualificar equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) em áreas estratégicas e regiões com maior déficit assistencial. Entre 2025 e 2026, serão ofertadas 6 mil vagas em cursos técnicos e 15 mil em especializações, articuladas ao programa Agora Tem Especialistas (ATE).

O primeiro curso será o de Técnico em Órteses e Próteses, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), contemplando 139 profissionais das Oficinas Ortopédicas do SUS e novos trabalhadores para a Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Segundo o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), técnicos de nível médio representam 36,86% da força de trabalho do SUS, sendo a base estruturante da assistência. O programa também se conecta ao Novo PAC Saúde, que prevê R$ 6 bilhões em investimentos e criação de milhares de vagas técnicas em enfermagem, saúde mental, radiologia e saúde bucal.

Fonte: Ministério da Saúde / DEGES / UFF

Relacionados

Hospitais do Amazonas terão que denunciar à polícia casos de gravidez em menores de 14 anos

Almeida

Estudo sugere que três a quatro xícaras de café por dia podem retardar envelhecimento celular

Ingrid Galvão

Curativo de pele de tilápia será produzido em escala industrial no Brasil

Almeida

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais