27.3 C
Manaus
29/04/2025
Portal Castello Connection
Destaques

MPAM emite recomendações para garantir segurança no Festival de Parintins

O documento, assinado pelas três promotorias de Justiça do município, foi divulgado nesta segunda-feira (28/4 ) no Diário Oficial do MP.

Foto: Governo do Amazonas
A dois meses do 58º Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) publicou uma recomendação conjunta com medidas voltadas à segurança e à proteção dos participantes do evento, incluindo artistas, crianças e a população em geral. O documento, assinado pelas três promotorias de Justiça do município, foi divulgado nesta segunda-feira (28/4 ) no Diário Oficial do MP.
Entre os principais pontos, os bumbás Caprichoso e Garantido devem:
•Usar apenas alegorias, módulos e máquinas com alvarás e Anotações de Responsabilidade Técnica (ART);
•Cumprir normas do Corpo de Bombeiros e Detran-AM sobre circulação de alegorias nas ruas;
•Criar protocolos contra o trabalho infantil, proibindo contratações abaixo de 16 anos (salvo aprendizes a partir de 14);
•Exigir autorização reconhecida em cartório dos responsáveis para participação de adolescentes;
•Designar responsáveis para cada ensaio e apresentação com menores;
•Garantir espaços seguros, com estrutura adequada para crianças e adolescentes.
O MP também recomendou ao Corpo de Bombeiros e ao Detran-AM que elaborem planos operacionais para circulação segura das alegorias e realizem fiscalizações técnicas durante o evento.
À Polícia Civil, foi solicitado reforço no efetivo, acesso rápido às câmeras do CICC em caso de delitos, e apuração imediata de denúncias sobre exploração sexual, trabalho infantil e venda de bebidas alcoólicas a menores.
O Conselho Tutelar deve atuar com escala de plantão no período, montar plano de prevenção em parceria com a assistência social e divulgar canais de denúncia em locais de grande circulação.
Na área da educação, a Secretaria Municipal e a Coordenadoria Estadual devem promover ações informativas nas escolas sobre os direitos das crianças e adolescentes e orientar educadores a ficarem atentos a sinais de violação.
Os órgãos e instituições citados têm até o dia 30 de maio para se manifestar. O Ministério Público alerta que o descumprimento da recomendação pode gerar medidas administrativas ou judiciais.

Relacionados

São Gabriel da Cachoeira obriga uso de máscaras em ambientes fechados por aumento de casos de Covid-19

Ingrid Galvão

Programa Conexão Onda recebe irmãos Delegado Péricles e Coronel Rosses para entrevista sobre trajetória e política

Ingrid Galvão

Celular é usado para identificar origem e fraudes em cafés indígenas da Amazônia

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais