Portal Castello Connection
Cidade

Município de Envira declara estado de emergência devido a seca dos rios, no Amazonas

Estiagem severa na área da Calha do Juruá, além dos Rios Tarauacá e Envira, deve implicar diretamente na logística de mercadorias no município e causar transtornos para moradores. A duração do decreto é de 180 dias.

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Envira, município do interior do Amazonas, declarou situação de emergência devido a seca dos rios que atinge a região. Para especialistas, a estiagem deste ano deve superar a marca histórica registrada no estado em 2023.

Segundo o documento assinado pelo prefeito de Envira, Ruan Mattos, a situação de emergência leva em conta a projeção de estiagem severa na área da Calha do Juruá, além dos Rios Tarauacá e Envira, o que deve implicar diretamente na logística de mercadorias que abastecem o comércio local. A duração do decreto é de 180 dias.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A decisão leva ainda em consideração o decreto do Governo do Amazonas, que abrange 20 municípios, incluindo Envira, para oferecer amparo legal aos afetados.

Além disso, o documento relata que a estiagem causa, ano após ano, prejuízos econômicos, sociais, humanos materiais e ambientais irreparáveis, por conta do fenômeno natural no município.

O decreto publicado pela Prefeitura de Envira também mobiliza recursos para assistência às famílias atingidas, articulação com órgãos estaduais e federais, e monitoramento contínuo das condições climáticas.

*Fonte: G1 AM

Relacionados

Briga entre passageiro e motociclista por aplicativo viraliza em Manaus

Ingrid Galvão

Conexão Onda celebra um ano com convidados especiais e retrospectiva ao vivo

Ingrid Galvão

Dupla em moto rende jovem e leva celular no Jorge Teixeira

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais