28.3 C
Manaus
04/04/2025
Portal Castello Connection
Geral

Municípios do interior do AM entram em Programa Federal para fiscalização de áreas desmatadas

As cidades fazem parte de uma lista de 81 municípios da Amazônia Legal que foram contempladas com a iniciativa para fortalecer o combate ao desmatamento e queimadas na região.

Foto: SECOM

Os municípios de Canutama, Humaitá e Novo Aripuanã foram contemplados pelo “União com Municípios”. O programa do Governo Federal vai financiar estruturas para fiscalização de áreas desmatadas.

As cidades fazem parte de uma lista de 81 municípios da Amazônia Legal que foram contempladas com a iniciativa para fortalecer o combate ao desmatamento e queimadas na região. No final de março, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) assinou um contrato no valor de R$ 61 milhões para estruturar os “Escritórios Municipais de Governança”, que realizarão o monitoramento dessas áreas desmatadas.

Os municípios vão receber investimentos para a criação de escritórios especializados, além de equipamentos como embarcações, veículos, computadores e drones para o monitoramento da floresta. Haverá também capacitação de equipes para fortalecer as ações locais de prevenção e controle do desmatamento. Para além do Governo Federal, o próprio poder executivo do Amazonas também se mobiliza com o mesmo objetivo. Desde o início de 2024, existe um protocolo preventivo visando enfrentar esses desafios ambientais e mitigar os efeitos às populações locais.

“Nossos municípios precisam de apoio para enfrentar os desafios ambientais. Com esse programa, há a garantia de mais recursos e tecnologia para combater o desmatamento ilegal e preservar nossa biodiversidade”, declarou o governador Wilson Lima.

Entre as cidades contempladas pelo programa, está Canutama (a 1.080 km de Manaus). O prefeito do município, José Roberto Pontes (União-AM), destaca que a expectativa é ter mais uma ferramenta para monitorar e coibir o desmatamento ilegal. “Esse programa nos dá a estrutura necessária para agir. Precisamos da floresta em pé para garantir um futuro sustentável para nossa população”, afirmou.

A adesão ao programa ocorre em um momento de preocupação com os índices de queimadas e desmatamento na região. Em 2024, a Amazônia enfrentou recordes de incêndios florestais, levando o governo federal a intensificar a fiscalização e implementar novas medidas de controle.

De acordo com dados O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), houve uma redução de aproximadamente 64% no desmatamento da Amazônia em 2024, comparado a 2022. O Ministério do Meio Ambiente ressaltou que a cooperação com os municípios é essencial para manter essa tendência de queda.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Procon Manaus notifica Amazonas Energia por Apagão na Cidade

Redação

Mulheres vítimas de violência podem ter reconstrução dentária pelo SUS

Redação

3ª Edição do Dia Mundial do 4×4 do Clube das Brutas AM promete agitar Manaus

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais