Portal Castello Connection
Educação

Na Amazônia, projeto leva ‘luz de esperança’ para comunidades remotas

O propósito é empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia por meio da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias

Foto: Divulgação

Com mais de duas décadas de atuação, a Organização Não-Governamental (ONG) Vaga Lume tem trazido uma “luz de esperança” para as comunidades remotas e carentes da Amazônia Legal brasileira.

O projeto de incentivo e acesso à leitura acredita que assim como o inseto que deu nome ao projeto acende e ilumina por onde passa, os livros também são capazes de iluminar a vida das pessoas.

Criado em 2001, o projeto possui atualmente 95 bibliotecas ativas em 22 municípios nos nove estados da Amazônia Legal brasileira. Segundo a gerente de relações institucionais da instituição, Fernando Prado, o projeto já dou mais de 163 mil livros, formou 5 mil mediadores de leitura e impactou mais de 109 mil crianças, jovens e adultos.

Vaga Lume já dou mais de 163 mil livros, formou 5 mil mediadores de leitura e impactou mais de 109 mil crianças, jovens e adultos. (Foto: Divulgação)

                                           (Foto: Divulgação)

“O propósito é empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia por meio da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias, promovendo intercâmbios culturais com a leitura, a escrita e a oralidade para ajudar a formar pessoas mais engajadas na transformação de suas realidades”, explicou Fernanda.

 Com sede em São Paulo e um escritório em Belém, no Pará, este ano, a Vaga Lume abriu um escritório em Manaus. No Amazonas, o projeto atua em comunidades nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Uarini, Tefé e Carauari.

Fernanda destaca que sempre foi um sonho da entidade ter um escritório em Manaus, e este ano se realizou. De acordo com a gerente de relações institucionais da Vaga Lume, o objetivo é expandir o projeto tanto no Amazonas quanto em outros estados que a instituição atua.

Atualmente são 95 bibliotecas ativas em 22 municípios nos nove estados da Amazônia Legal brasileira (Foto: Divulgação)

                                       (Foto: Divulgação)

“A Vaga Lume acredita que investir nas crianças é a melhor forma de garantir um futuro melhor. O livro é o início de uma trajetória de empoderamento da criança. Assim, a criação de uma biblioteca está vinculada à formação de mediadores de leitura, além do fornecimento de toda a infraestrutura necessária para a biblioteca funcionar como um local vivo e engajado”, afirma Fernanda Prado.

Jantar beneficente

 Com o objetivo de tornar o projeto mais conhecido e alcançar novos parceiros que abracem essa iniciativa, a Vaga Lume realiza no dia 29 de novembro, em Manaus, um jantar beneficente.

O jantar terá como anfitriães a presidente do Conselho de Administração da Bemol, Ilana Minev e a jornalista manauara Iêda Carvalho, que são parceiras do projeto.

A noite de celebração da educação na Amazônia contará com um menu preparado pelo chef brasileiro Felipe Schaedler e carta de vinhos por The Vino. A intenção, segundo a organização, é aproximar ainda mais o projeto dos parceiros e das comunidades do Amazonas.

O jantar será no restaurante Banzeiro, localizado na rua Libertador, 102, no bairro Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul de Manaus. O ingresso individual está no valor de R$ 300 e garante menu exclusivo com entrada, prato principal, sobremesa e vinhos.

Interessados podem doar ou comprar o ingresso através da chave PIX financeiro@vagalume.org.br ou entrar em contato pelo endereço eletrônico falecom@vagalume.org.br.

Fonte: A Crítica

Relacionados

Pé de Meia: Saiba quais estudantes têm direito ao incentivo de R$1 mil do Governo Federal

Redação

UEA divulga inscrições para 101 vagas em turmas do pré-vestibular AprovENS

Redação

Fies: estudantes pré-selecionados devem finalizar inscrição hoje

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais