Never Let Go
Terror / Suspense
Roteiro: KC Coughlin e Ryan Grassby.
Direção: Alexandre Aja.
Com Halle Berry, Percy Daggs IV e Anthony B. Jenkins.
Vídeo:
*Esse texto não contém spoiler.
Uma mãe vive isolada com seus filhos gêmeos em uma casa no meio da floresta. Samuel é pragmático, Nolan é sonhador. E a mãe faz de tudo para proteger os filhos.
Como se trata de um filme que se passa em um universo muito peculiar. Em que os personagens estão numa situação muito diferente do que a gente está acostumado. O primeiro ato precisa explicar onde nós estamos e como funciona aquele universo. Por isso temos várias cenas explicativas e cenas de ambientação. Muitas vezes essas cenas possuem muito diálogo explicativo, o que pode prejudicar a narrativa. Mas não é o que acontece nesse caso. Os diálogos e as cenas em geral são orgânicos. E naturalmente, através da interação daquela mãe com os seus dois filhos, entendemos a rotina dos 3 personagens.
O filme começa nos ambientando em uma floresta chegamos a uma casa. Corta para dentro da casa e vemos Momma, protagonista do filme, personagem da Halle Berry. É significativo que a personagem seja referida apenas como Momma. Os únicos personagens que têm nome de fato são os dois filhos, Samuel e Nolan. Eles sempre chamam a mãe de Momma, por isso não sabemos seu verdadeiro nome. Isso serve para simbolizar que a maior preocupação da mãe é proteger os filhos. Ela se tornou aquela mãe superprotetora, e é bastante rígida com as crianças.
Ela precisa ser assim por causa da situação de perigo constante enfrentada por ela e seus filhos, ela praticamente se anula diante deles. Em um ponto mais adiante, ela toma uma atitude que demonstra isso. Portanto, simbolicamente ela não tem nome.
Na dinâmica entre os 3 personagens, a mãe é uma líder, e os filhos ocupam o mesmo status, a mesma posição na hierarquia da família, ainda mais porque são gêmeos, se um fosse mais velho, seria natural ele exercer uma certa liderança sobre o mais novo. E quando isso acontece, o roteiro precisa diferenciar os dois personagens. Os irmãos têm características bem diferentes. Samuel é mais pragmático, comportado, disciplinado e obediente. Aliás o Samuel é bem parecido com a mãe.
O curioso é que a mãe teve que passar por um processo de amadurecimento para ficar assim. Ela mesma diz que antigamente ela era mais parecida com o Nolan. Mas como ela teve uma juventude problemática, ela parece querer castrar o filho, para que Nolan não cometa os mesmos erros que ela. Nolan é mais relaxado, sonhador, rebelde, gosta de animais, é mais artístico, tanto que ele gosta de ouvir música e de desenhar. Momma tem medo que Nolan, com sua rebeldia, acabe desequilibrando aquela harmonia que existe entre os 3 personagens. A diferença entre os meninos é notada até por seus penteados. Samuel tem o cabelo mais curto, mais comportado e Nolan tem o cabelo mais comprido.
O mais importante é que eles têm uma visão de mundo bem diferente. E isso vai ser usado de uma maneira muito inteligente pelo roteiro. A partir de certo ponto, por causa dessas diferenças, os irmãos entram em conflito. E esse conflito vai definir os rumos do filme.
Podemos perceber as diferenças entre os irmãos numa cena logo no começo do filme. A mãe acorda os filhos, e diz que eles têm 10 minutos para se arrumarem. O Samuel, logo levanta e vai fazer flexão de braço. Nolan fica deitado olhando para o teto.
O primeiro ato continua mostrando a rotina da família. Eles cumprem uma espécie de ritual religioso, fazem um tipo de oração e saem para caçar. Momma determina que eles têm que ficar o tempo todo presos a uma corda. Porque se eles se soltarem, podem ser tocados pelo mal.
Desde o começo, a Momma é atormentada por fantasmas do passado, ela enxerga pessoas que parecem zumbis. Ela afirma que o mundo como a gente conhecia acabou. E eles tem que fazer de tudo para se proteger dessa ameaça que ela chama de “O Mal”.
Como os dois filhos nasceram naquela casa, tudo o que eles sabem foi ensinado pela mãe. É uma situação parecida com o filme O Quarto de Jack. Em que o personagem do título tem o seu universo extremamente restrito, nesse caso a um quarto. E não é mera coincidência, que a mãe do Jack também não tenha nome, e seja conhecida apenas como Ma.
O filme deixa a dúvida se as crianças também enxergam “fantasmas”. À princípio não, mas logo no começo, Nolan ouve o irmão dizer uma frase. Não fica claro se Samuel falou mesmo aquilo ou se foi uma alucinação de Nolan. E mais para frente essa frase é repetida de uma forma bem significativa.
Uma característica típica de filmes de terror psicológico é a ausência do que conhecemos como Incidente Incitante. A tensão vai crescendo gradativamente. Mas não há aquele evento pontual que muda significativamente a vida dos personagens.
O filme é dividido em capítulos. O primeiro se chama “The Rope is Your Lifeline”. Algo como: A Corda é a Sua Salvação. Há um duplo sentido aí, line significa linha. E a corda é uma linha que liga todos eles à casa.
O segundo ato começa no segundo capítulo, que se chama “Como vou alimentar minhas crianças?” Chega o inverno e a família passa por um período de escassez. Fica cada vez mais difícil de conseguir comida. Nolan se torna cada vez mais questionador, entrando em conflito com a mãe e o irmão. E isso desencadeia a história do filme.
Temos aqui um bom filme de terror psicológico. Com um roteiro que explora muito bem personalidades diferentes, determinantes para o destino que os personagens dão às suas vidas. Nos fazendo refletir sobre nossas próprias atitudes. Devemos ser mais Nolan ou mais Samuel?