Portal Castello Connection
Cidade

Opção de lazer em Parintins, Balneário Canta Galo tem cenário alterado devido à seca do Rio Amazonas

Lago Macurani banha o local e é um afluente do Rio Amazonas. Com a previsão de estiagem severa no estado para 2024, as águas estão em um nível muito abaixo do que o normal.

Foto: Patrick Marques/g1 AM

Parintins tem recebido muitos turistas durante o período de Festival Folclórico. Mas o baixo nível do Rio Amazonas, que banha a cidade, tem causado impacto aos comerciantes e aos visitantes que procuram uma opção de lazer em um dos balneários mais tradicionais da região.

Dias antes do grande evento, muitos turistas chegaram em peso até a cidade. Mas além do boi-bumbá, eles têm buscado opções de lazer como o balneário do Canta Galo.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O lago Macurani banha o local e é um afluente do Rio Amazonas. Com a previsão de estiagem severa no estado para 2024, as águas estão em um nível muito abaixo do que o normal e isso tem afetado a vida de comerciantes como a Maria Edinilza.

“A gente esperava o nível da água mais alto, porque os banhistas vinham muito para cá por causa da água. Eles gostam de tomar banho, pular na água, mas esse ano não encheu, ficou muito seco”, disse Edinilza.

Tem banhista que costuma vir para Parintins todos os anos, que se espantou ao ver o nível tão baixo das águas.

Com esse cenário, um outro fator acaba causando uma preocupação para quem costuma frequentar o local. Isso porque com a seca, o lixo acaba ficando acumulado na beira do lago e dificulta até a vida de quem depende dele para sobrevivência, como o pescador Joelson Neves.

“Até para nós pescadores ficou meio ruim para pesca, porque não encheu o esperado e o peixe fica escondido no meio da mata. Mas esperamos que possa melhorar, se Deus quiser”, afirmou.

O empresário Amaury Rodrigues trabalha com o turismo radical na região e convidou a equipe para dar uma volta de caiaque pelo lago e mostrar o cenário. Ele afirmou que os moradores e comerciantes temem o que a seca prevista para este ano possa causar de impactos.

“Esse ano, a estiagem já deu os seus sinais. Já está afetando em vários setores. Nesse período do ano, a água estaria na borda do balneário e está muito a baixo. A gente prevê que essa seca possa afetar não só o turismo, mas os ribeirinhos e a gente fica preocupado em preocupado já em se prevenir contra esse fenômeno que já está apresentando os seus sinais”

Mas apesar dos impactos não esperados para esse período do ano, o que não pode faltar no balneário do canta galo, é muita alegria e diversão para os parintinenses e para os turistas que visitam a cidade nesse período do ano.

*Fonte: G1 AM

Relacionados

Briga entre passageiro e motociclista por aplicativo viraliza em Manaus

Ingrid Galvão

Conexão Onda celebra um ano com convidados especiais e retrospectiva ao vivo

Ingrid Galvão

Dupla em moto rende jovem e leva celular no Jorge Teixeira

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais