Portal Castello Connection
Polícia

Operação Caminhos Seguros prende 139 abusadores e resgata mais de 100 crianças no Amazonas

O subcomandante da PMAM, coronel Thiago Balbi, ressaltou que o trabalho da Polícia Militar incluiu patrulhamento escolar, policiamento ostensivo e apoio a ações integradas nos municípios.

FOTOS: Lyandra Peres/PC-AM.

A força-tarefa da Operação Caminhos Seguros resultou na prisão de 139 pessoas acusadas de crimes sexuais contra crianças e adolescentes em todo o Amazonas. A ação foi realizada ao longo de 30 dias e também apreendeu quatro adolescentes suspeitos de envolvimento em abusos, principalmente casos de estupro.

Durante esse período, 108 crianças e adolescentes foram resgatados de situações de exploração sexual ou extrema vulnerabilidade. A operação envolveu mais de 900 servidores públicos, atuando em ações repressivas e educativas nos 62 municípios do estado.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Além das prisões, a operação realizou fiscalizações em motéis, pousadas irregulares, portos e semáforos, com apoio da Central Integrada de Fiscalização (CIF) e de órgãos da rede de proteção à infância, como Conselhos Tutelares e CREAs.

O delegado-geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, destacou a atuação inédita da operação no interior do estado, o que contribuiu para o número expressivo de prisões.

“Vários flagrantes foram realizados, medidas cautelares cumpridas e 139 suspeitos agora estão reclusos”, afirmou.

O subcomandante da PMAM, coronel Thiago Balbi, ressaltou que o trabalho da Polícia Militar incluiu patrulhamento escolar, policiamento ostensivo e apoio a ações integradas nos municípios.

Trabalho educativo alcançou mais de meio milhão de pessoas

Além do combate direto aos abusadores, a operação também teve forte caráter preventivo e educativo. Foram realizadas mais de 330 palestras, cerca de 150 ações de panfletagem e outras atividades de conscientização, que atingiram mais de 40 mil pessoas presencialmente e meio milhão por meio de redes sociais e mídias digitais.

Programas como o Proerd e o Formando Cidadãos, da Polícia Militar, também fizeram parte da campanha.

A delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), reforçou a importância da aproximação com a comunidade escolar:

“Estivemos diariamente em contato com alunos, levando informação e apoio”, disse.

Já a secretária de Justiça, Jussara Pedrosa, destacou que informar é uma das formas mais eficazes de proteger:

“Quando a criança entende o que é violência e aprende a se proteger, ela ganha mais segurança e acesso aos canais de denúncia”, concluiu.

A operação foi uma ação conjunta envolvendo diferentes esferas do poder público e mostrou a importância da união entre repressão, prevenção e educação no combate aos crimes contra a infância.

Relacionados

Em Coari, Polícia Civil prende homem por abuso sexual contra filha de 11 anos e possível transmissão de IST

Thayná Sousa

Polícia Civil revela 1º caso de clonagem de biometria facial com IA no AM

Thayná Sousa

Interceptação da FAB apreende 380 kg de skunk no Amazonas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais