Portal Castello Connection
Política

Oposição de Nicolás Maduro consegue registrar candidato na Venezuela

Preocupado com o processo eleitoral na Venezuela, o Itamaraty se posicionou e recebeu uma resposta dura do governo de Maduro.

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Depois que o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, sob o comando do presidente Nicolás Maduro, impediu que a oposição nomeasse um candidato para as eleições que vão acontecer em julho, a oposição venezuelana conseguiu registrar um candidato provisório.

Preocupado com o processo eleitoral na Venezuela, o Itamaraty se posicionou e recebeu uma resposta dura do governo de Maduro. A união de dez partidos de oposição decidiu apoiar, de forma provisória e de última hora, o nome do diplomata Edmundo Gonzáles Urrutia, que foi embaixador da Venezuela na Argentina e na Argélia.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O governo da Venezuela divulgou na última terça-feira (26) uma nota de repúdio ao texto publicado mais cedo pelo Itamaraty sobre as eleições no país vizinho. O Ministério das Relações Exteriores brasileiro afirmou acompanhar com “expectativa e preocupação” o processo eleitoral venezuelano.

A equipe de Nicolás Maduro chamou a posição do Brasil de “cinzenta e intrometida” e disse “que parece ter sido ditada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos”.

Texto termina agradecendo a Lula

Apesar das críticas ao governo brasileiro, a nota termina agradecendo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo apoio político à Venzuela. “Finalmente, o Governo Bolivariano aprecia as expressões de solidariedade do presidente Lula da Silva que, direta e inequivocamente, condenou o bloqueio criminoso e as sanções que o governo dos Estados Unidos impuseram ilegalmente para prejudicar o nosso povo”, diz o texto.

*Fonte: D24am

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais