Portal Castello Connection
Brasil

PNAD aponta Norte e Nordeste com piores índices de trabalho infantil no Brasil

Em 2024, o Brasil registrava 1,65 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil

(Foto: Reprodução/internet)

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta sexta-feira (19), revelou que as regiões Norte (2,4%) e Nordeste (2,3%) apresentaram os piores indicadores de trabalho infantil entre crianças de 5 a 13 anos. Juntas, as duas regiões concentraram mais de 60% dos trabalhadores infantis dessa faixa etária no país.

Em 2024, o Brasil registrava 1,65 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil. O número representa um aumento de 34 mil casos em comparação com 2023, variação de 2,1%. Apesar da alta, no período de 2016 a 2024 houve redução de 21,4%.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A região Nordeste foi a que apresentou o maior contingente de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Entre 2016 e 2024, no entanto, foi também a que registrou a maior redução, de 27,1%. Já a região Norte teve queda de 12,1% em relação a 2023, enquanto Nordeste e Sul mostraram as maiores elevações no período.

Segundo o levantamento, frente a 2016, todas as regiões registraram redução importante no total de pessoas em situação de trabalho infantil, exceto o Centro-Oeste.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define o trabalho infantil como toda atividade perigosa e prejudicial à saúde e ao desenvolvimento físico, mental, social ou moral de crianças, além de interferir na sua escolarização.

 

Relacionados

Brasil recebe US$ 300 milhões para adaptar sistemas de saúde às mudanças climáticas

Ingrid Galvão

Homem cai em golpe amoroso e perde R$ 32 mil acreditando falar com Juliana Paes

Ingrid Galvão

Homem é morto a tiros em bar de Itaquaquecetuba

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais