Portal Castello Connection
Política

Projeto propõe acesso a banheiros e água para entregadores em Manaus

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Entregadores de aplicativos e de estabelecimentos comerciais em Manaus poderão ter mais dignidade e conforto durante o trabalho, caso seja aprovada a proposta do vereador Saimon Bessa (União Brasil). O projeto de lei estabelece que restaurantes, bares, lanchonetes e locais similares que utilizam serviços de entrega deverão permitir o uso de banheiros e fornecer água potável gratuitamente aos profissionais enquanto estiverem em serviço.

O texto já foi protocolado na Câmara Municipal e segue em tramitação na Divisão de Apoio antes de ser levado ao Plenário, conforme informações do SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo).

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

De acordo com a proposta, os entregadores poderão utilizar banheiros e reabastecer suas garrafas ou recipientes pessoais. Nos casos em que o estabelecimento não possua sanitário exclusivo para funcionários ou entregadores, o banheiro destinado aos clientes deverá ser disponibilizado. A lei também proíbe que os locais exijam pagamento ou consumação de produtos para que o profissional utilize esses serviços.

A fiscalização e aplicação de penalidades ficarão a cargo de órgão a ser definido pelo Poder Executivo Municipal. O descumprimento da norma poderá gerar multa de 10 Unidades Fiscais do Município (UFMs), valor que será duplicado em caso de reincidência.

Segundo o vereador Saimon Bessa, a proposta visa garantir condições mínimas de respeito e conforto aos entregadores, reconhecendo o serviço essencial que prestam à população.

“Estabelecendo o dever dos estabelecimentos comerciais que utilizam serviços de entrega, direta ou indiretamente, de oferecer o mínimo necessário para o bem-estar dos trabalhadores — acesso a banheiros e água potável — trata-se de uma medida de respeito à dignidade humana, saúde pública e valorização do trabalho”, afirmou o parlamentar.

Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito de Manaus.

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais