27.3 C
Manaus
29/04/2025
Portal Castello Connection
Política

Proposta de nova Zona Franca no DF acende alerta entre deputados do AM

A proposta, que já passou pela Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, é vista como uma ameaça direta ao modelo exclusivo da Zona Franca de Manaus.

(Foto: Reprodução/internet)

A aprovação do Projeto de Lei 4.247/2019, que cria uma nova Zona Franca no Distrito Federal e Entorno, acendeu o sinal de alerta entre os parlamentares do Amazonas. A proposta, que já passou pela Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, é vista como uma ameaça direta ao modelo exclusivo da Zona Franca de Manaus, que há décadas sustenta a economia da região Norte com incentivos fiscais e geração de empregos.

O deputado federal Átila Lins (PSD-AM) afirmou, em suas redes sociais, que já iniciou conversas com o presidente da comissão, Rogério Correia (PT-MG), para assumir a relatoria do projeto. “quero tranquilizar o povo amazônico: na Comissão de Finanças estaremos atentos e não vou medir esforços para ser o relator e defender a Zona Franca de Manaus. nossa Zona Franca deve ser única, responsável pelo desenvolvimento econômico, social e ambiental do Amazonas”, escreveu.

Em entrevista ao portal BNC, Pauderney reforçou a intenção de impedir que o texto avance. “vou esperar o PL que cria uma nova Zona Franca no Distrito Federal chegar na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), da qual sou membro, para pedir a relatoria da matéria. além de não haver previsão orçamentária para esta renúncia fiscal, o projeto não está em acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou.

Fora do Congresso, o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT-AM) também se manifestou. Em suas redes sociais, ele classificou a proposta como uma ameaça direta à Zona Franca de Manaus. “enquanto eu estive na Câmara, nenhum projeto desses passou sem uma reação firme. agora, posso não ter mandato, mas posso como cidadão reagir e defender os interesses da nossa gente”, declarou.

Ramos também argumenta que a infraestrutura mais favorável do DF e Entorno poderia provocar a migração de indústrias para o Centro-Oeste. “o Distrito Federal e o Entorno têm infraestrutura e acesso logístico muito superiores. isso atrairia indústrias para o Centro-Oeste, em detrimento da Zona Franca de Manaus.”

O projeto é de autoria do deputado José Nelto (Podemos-GO) e propõe a criação de uma nova zona franca com incentivos fiscais válidos por 25 anos, abrangendo todo o Distrito Federal, 29 municípios de Goiás e quatro de Minas Gerais. Se também for aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), não precisará passar pelo plenário da Câmara.

Relacionados

VÍDEO: Briga entre vereadores interrompe sessão na Câmara em Mato Grosso

Ingrid Galvão

Pela 2ª vez, Justiça Eleitoral condena Marçal à inelegibilidade por 8 anos

Ingrid Galvão

Projeto propõe prazo de cinco dias para cartórios notificarem nascimentos sem registro de pai

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais