25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Cidade

Rio Negro volta a descer após sete meses de cheia, em Manaus

Rio desceu dois centímetros em três dias. Última vez que as águas retrocederam foi em novembro do ano passado.

Foto: Reprodução

O Rio Negro voltou a descer após sete meses de cheia em Manaus. Desde o último domingo (23), o rio desceu dois centímetros chegando, nesta terça (25), ao nível de 26,83 metros.

A previsão de que, em 2024, o Amazonas tenha uma seca severa nos mesmos moldes ou até pior do que o estado viveu em 2023. Com isso, a Defesa Civil tem se preparado para enfrentar o problema. Neste período, inclusive, o rio deveria estar no ápice da cheia, e não iniciando a vazante.

A última vez que as águas retrocederam foi no dia 16 novembro do ano passado. Desde então, o Rio Negro tem mantido um ritmo lento, mas constante de subida.

Todavia, no domingo, o rio desceu um centímetro. Na segunda (24), as águas se estabilizaram, não subindo e nem descendo. Já nesta terça (25), o rio vazou mais um centímetro.

O cenário é o mesmo em Itacoatiara, Tabatinga e Coari. Na Velha Serpa, segundo o boletim da Praticagem dos Rios Ocidentais da Amazônia (Proa Manaus), o Rio Amazonas desceu, desde o dia 16 de junho até esta terça-feira, 14 centímetros.

Em Tabatinga, do dia 16 até esta terça, o Rio Solimões desceu de 7,89 metros para 6,71 metros. Em Coari, no mesmo período, o rio também desceu 14 centímetros.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Aprovados em concurso da PM voltam a cobrar convocação na ALE

Redação

Incêndio em usina de energia deixa cidade sem luz, no interior do Amazonas

Redação

Mulher morre atropelada por ônibus a caminho do trabalho, em Manaus

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais