Portal Castello Connection
Cidade

Rio Negro volta a subir em São Gabriel da Cachoeira em meio ao repiquete

Porto de Manaus continua registrando quedas em Manaus, que devem encerrar nas próximas semanas.

Foto: Reprodução

Após uma semana de subida vertiginosa, o Rio Negro começou a enfrentar o fenômeno do repiquete e voltou a cai,  em 5 de outubro no município de São Gabriel da Cachoeira. A queda refletiu na cidade de Manaus na semana passada e fez a água descer 21 centímetros em quatro dias. Na manhã desta segunda-feira (28), o rio caiu seis centímetros, segundo o porto de Manaus.

Contudo, o fenômeno pode encerrar em breve. De acordo com o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), o rio voltou a subir na cabeceira em 25 de outubro. Naquele dia, a estação de Curicuriari registrou o rio em 6,82 metros. Nesta segunda-feira, por volta das 9h, o rio já estava em 7,06 metros, crescimento de mais de 13 centímetros.

O ritmo do repiquete se mantém na mesma faixa em Barcelos, que viu o riu descer novamente desde 11 de outubro com quedas que variam de 5 a 9 centímetros por dia. Entre ontem e hoje, a água caiu mais seis centímetros e o rio chegou a 2,19 metros na localidade.

O prognóstico do último boletim divulgado pelo SGB/CPRM indica que o rio deve iniciar o processo de cheia definitivamente nas primeiras semanas de novembro e prosseguir com o ritmo até a próxima estiagem entre junho e julho de 2025.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Aprovados em concurso da PM voltam a cobrar convocação na ALE

Redação

Incêndio em usina de energia deixa cidade sem luz, no interior do Amazonas

Redação

Mulher morre atropelada por ônibus a caminho do trabalho, em Manaus

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais