Após uma semana de subida vertiginosa, o Rio Negro começou a enfrentar o fenômeno do repiquete e voltou a cai, em 5 de outubro no município de São Gabriel da Cachoeira. A queda refletiu na cidade de Manaus na semana passada e fez a água descer 21 centímetros em quatro dias. Na manhã desta segunda-feira (28), o rio caiu seis centímetros, segundo o porto de Manaus.
Contudo, o fenômeno pode encerrar em breve. De acordo com o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), o rio voltou a subir na cabeceira em 25 de outubro. Naquele dia, a estação de Curicuriari registrou o rio em 6,82 metros. Nesta segunda-feira, por volta das 9h, o rio já estava em 7,06 metros, crescimento de mais de 13 centímetros.
O ritmo do repiquete se mantém na mesma faixa em Barcelos, que viu o riu descer novamente desde 11 de outubro com quedas que variam de 5 a 9 centímetros por dia. Entre ontem e hoje, a água caiu mais seis centímetros e o rio chegou a 2,19 metros na localidade.
O prognóstico do último boletim divulgado pelo SGB/CPRM indica que o rio deve iniciar o processo de cheia definitivamente nas primeiras semanas de novembro e prosseguir com o ritmo até a próxima estiagem entre junho e julho de 2025.
*Fonte: Acrítica