Portal Castello Connection
Esportes

Seleção brasileira de atletismo paralímpico é convocada para Mundial

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou 51 atletas e 11 atletas-guias (que auxiliam competidores com deficiência visual) para o Campeonato Mundial de atletismo paralímpico deste ano, que será realizado entre 8 e 17 de julho, em Paris (França). Os nomes foram anunciados na última quarta-feira (31), em live (ao vivo) transmitida pelo canal do CPB no YouTube.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A emoção da primeira convocação para um Mundial não tem preço. ??

Parabéns, José Alexandre! Que seja a primeira de muitas. ? pic.twitter.com/xwhwrSncQw

— Comitê Paralímpico Brasileiro (@cpboficial) May 31, 2023

Notícias relacionadas:

CBF aciona Fifa após racismo contra Robert Renan no Mundial Sub-20.Fla-Flu define último classificado para as quartas da Copa do Brasil.Goiás conquista título da Copa Verde pela primeira vez na história.Os sete medalhistas de ouro na Paralimpíada de Tóquio (Japão) – Yelstin Jacques, Silvânia Costa, Petrúcio Ferreira, Wallace Santos, Claudiney Batista, Beth Gomes e Alessandro Rodrigo – já estavam garantidos na competição, segundo os critérios estabelecidos pelo Comitê. Outras dez vagas foram asseguradas por atletas que obtiveram índice A (principal) em eventos da World Para Athletics, entidade vinculada ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Os demais 34 brasileiros se credenciaram a Paris por estarem entre os quatro melhores do ranking das respectivas categorias.

“Nós temos 45 atletas entre os três primeiros colocados no ranking mundial. É um número grande da nossa delegação e com expectativa de que eles mantenham ou até superem esses seus resultados para que possamos ter uma quantidade de bons resultados e muitas medalhas no Mundial”, afirmou o coordenador de atletismo do CPB, João Paulo Cunha, ao site da entidade.

A delegação brasileira neste Mundial é maior que a da edição anterior. Há quatro anos, o país teve 43 convocados para competir em Dubai (Emirados Árabes Unidos). A equipe atingiu a melhor campanha do Brasil na história do evento, com 39 medalhas (14 de ouro, nove de prata e 16 de bronze) e o segundo lugar no quadro geral.

O Mundial de Paris será o primeiro do ciclo paralímpico dos Jogos de 2024 – que também serão na capital francesa. A próxima edição, em Kobe (Japão), que inicialmente ocorreria em 2021, foi adiada duas vezes por conta da covid-19 e remarcada para 17 a 25 de maio do ano que vem, menos de três meses da próxima Paralimpíada.

Relacionados

Cristiano Ronaldo confirma que Copa de 2026 será a última da carreira

Thayná Sousa

Flamengo e Palmeiras disputam 7ª final brasileira da Libertadores

Thayná Sousa

Brasília será sede do Brasileiro de Ginástica Artística de 2026

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais