28.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Saúde

Sesc abre agendamento para exames gratuitos de mamografia e papanicolau

A unidade móvel “Sesc Saúde Mulher”, realizará os atendimento a partir da próxima segunda-feira (21).

Foto: Sesc Amazonas

A unidade móvel “Sesc Saúde Mulher”, a partir da próxima segunda-feira (21), oferecerá exames gratuitos de mamografia e papanicolau, no Instituto Federal do Amazonas – Campus zona leste, situado na Rua dos Açaizeiros, S/N, bairro Gilberto Mestrinho.

Os atendimentos poderão ser agendados a partir desta sexta-feira (18), exclusivamente por meio do WhatsApp: 92 98127-3999, das 08h30 às 11h e das 13h às 16h30. Para agendar, será necessário disponibilizar os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Podem realizar a mamografia mulheres entre 40 e 69 anos; já o preventivo papanicolau é voltado para mulheres entre 25 e 64 anos. Ambos, são uma forma de rastreamento do câncer de mama e câncer do colo do útero, logo, são essenciais na rotina de autocuidado das mulheres.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que o Amazonas deve registrar cerca de 500 casos de câncer de mama e 610 casos de câncer do colo do útero em 2024. Nacionalmente, a estimativa é de mais de 73 mil casos de câncer de mama até 2025.
“Esses números reforçam ainda mais a necessidade de prevenção e monitoramento da doença. Por isso, essa iniciativa do Sesc visa facilitar o acesso aos exames, incentivar a prevenção, e, se for o caso, fornecer o diagnóstico precoce que irá possibilitar o tratamento adequado posteriormente”, destaca a Diretora Regional do Sesc Amazonas, Adriana Nascimento.
A unidade móvel, além de ofertar os exames, também realiza orientações gratuitas, promovendo a conscientização sobre a saúde da mulher, conforme explica o enfermeiro do Sesc Amazonas, Evandro Lima.
“O nosso serviço cria um ambiente acolhedor, empoderando as mulheres a cuidarem de si mesmas, incentivando-as a buscar atendimento e a não deixarem que o medo ou a insegurança as impeçam disso. A detecção precoce pode salvar vidas e nós estamos aqui para apoiar e ajudar nesse processo”, explica.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Seção de Educação em Saúde do Sesc através dos telefones: 2121-8491 ou 2121-8492.

*Fonte: D24am

Relacionados

Nísia Trindade é demitida do Ministério da Saúde

Redação

Brasil anuncia primeira vacina 100% Nacional e de dose única contra a Dengue

Informações da Assessoria

Dilma Rousseff é internada após quadro de neurite vestibular

Informações Agência Brasil

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais