Portal Castello Connection
Política

STJ garante que militares transexuais não podem ser afastados por identidade de gênero

A decisão foi unânime e tem repercussão geral, ou seja, vale como regra para casos semelhantes em todo o país.

(Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (12) que militares não podem ser afastados de suas funções apenas por se identificarem como pessoas transexuais ou por estarem em processo de transição de gênero. A decisão foi unânime e tem repercussão geral, ou seja, vale como regra para casos semelhantes em todo o país.

A ação foi movida pela Defensoria Pública da União (DPU), que denunciou práticas discriminatórias contra militares transexuais, incluindo afastamentos e aposentadorias compulsórias motivados exclusivamente pela identidade de gênero.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Imagens de decisões anteriores do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) já haviam determinado que as Forças Armadas reconhecessem o nome social desses militares e não os afastassem de suas funções. A União recorreu ao STJ, alegando que os afastamentos ocorreriam por necessidades de tratamento de saúde apontadas em perícias médicas.

O relator do caso, ministro Teodoro da Silva Santos, rejeitou os argumentos da União, afirmando que “a condição de pessoa transgênero ou o processo de transição de gênero não configuram, por si sós, incapacidade ou doença para fins de serviço militar”.

Com isso, o STJ confirmou que é proibido instaurar processos de reforma compulsória ou licenciamento com base exclusiva na identidade de gênero do militar, reforçando o entendimento do TRF-2 e garantindo proteção contra discriminação nas Forças Armadas.

Relacionados

Governo Trump quer barrar visto para obesos

Thayná Sousa

Prefeito de Manaus confirma filha como vice na chapa de Omar Aziz para 2026

Ingrid Galvão

Aprovação de Lula cai para 47% e desaprovação sobe para 50%, mostra pesquisa

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais