31.3 C
Manaus
25/02/2025
Portal Castello Connection
ArticulistasMarcos De Bona

Tipos de Gentileza

Foto: Divulgação

Roteiro: Yorgos Lanthimos e Efthimis Filippou.
Direção: Yorgos Lanthimos
Com Emma Stone, Jesse Plemons e Willem Dafoe.
EUA, 2024

Vamos visitar o estranho e fascinante mundo de Yorgos Lanthimos, com suas esquisitices, suas idiossincrasias e seus personagens estranhos com comportamentos peculiares.

*O texto não contém spoiler. Para análise com spoilers veja o vídeo acima.

Esse é um filme do tipo Antologia, ou seja, conta histórias diferentes que não possuem nenhuma ligação entre si. Vamos analisá-las separadamente.

1ª história – A Morte de R.M.F.
Primeiro ato:

Robert (Jesse Plemons, o protagonista) trabalha para Raymond (Willem Dafoe, antagonista) e é casado com Sarah (Hong Chau). Logo no começo, o casal ganha um inusitado presente. Uma raquete quebrada por John McEnroe, lenda temperamental do tênis. O casal diverge sobre qual o melhor presente já recebido de Raymond e chegam à conclusão de que a raquete é ainda mais valiosa do que um capacete de Ayrton Senna.

É noite, Robert entra em seu carro utilitário, avança contra uma BMW azul escura. Mas logo antes da batida, Robert pisa no freio. Os danos, que poderiam ser bem maiores, se restringem a uma luxação no braço. Robert insiste com o enfermeiro da ambulância para levá-lo a um hospital. No dia seguinte, ele se desculpa com Raymond pelo insucesso da missão.

Incidente incitante:

Raymond aceita as desculpas e dá uma chance para seu funcionário se redimir. Dessa vez ele terá que acertar o mesmo carro com mais velocidade. Robert, receoso de matar o outro motorista, não aceita a missão. Sua vida vira um inferno.

Esse conto é o que melhor segue as regras da narrativa clássica. O primeiro ato apresenta os principais personagens. O incidente incitante transforma a vida do protagonista. No Segundo ato, o protagonista fará o possível para que sua vida volte a ser como antes.

Segundo ato:

Robert revela para Sarah que toda a sua vida fora decidida por Raymond, inclusive a escolha dela como esposa e a decisão de o casal não ter filhos. Seu casamento acaba.

O terceiro ato representa a preparação para a última batalha. E o clímax é o momento crucial em que Robert tentará executar seu objetivo para retomar as rédeas da sua vida.

2ª história – R.M.F. Está Voando
Primeiro ato:

Daniel (Plemons, protagonista) é um policial que já apresenta um comportamento estranho. Sua esposa Liz (Emma Stone, antagonista) está desaparecida e ele recorre a um casal de amigos para reconfortá-lo. Isso inclui assistir a um vídeo caseiro em que ambos os casais fazem sexo trocando os parceiros.

Incidente incitante:

Liz é encontrada e volta para o convívio de Daniel. Porém seus pés parecem maiores, pois não entram mais em seus sapatos. O gato do casal tem uma atitude hostil com Liz. Liz come chocolates e demonstra uma libido acima do normal.

Daniel está convencido de que aquela mulher não é a verdadeira Liz.

Segundo ato:

Daniel provoca Liz até o limite tentando desmascará-la.

Aqui o roteiro subverte a narrativa clássica. Geralmente o protagonista é quem deve lutar, superar obstáculos para atingir seu objetivo. Mas o objetivo de Daniel é provar que aquela mulher que voltou ao seu convívio não é sua verdadeira esposa. Liz, como antagonista, é quem deve superar os obstáculos (colocados por Daniel).

Sua suposta esposa luta o quanto pode para cumprir as exigências do marido. O terceiro ato representa o maior obstáculo no caminho de Liz. O clímax do filme revelará se aquela mulher é ou não é a verdadeira Liz.

3ª história – R.M.F. Come um Sanduíche

Essa é a história mais estranha e que menos obedece aos cânones da narrativa clássica.

Primeiro ato:

Emily (Stone, protagonista) e Andrew (Plemons) levam uma jovem a um necrotério e ela faz uma tentativa frustrada de ressuscitar um morto.

Incidente incitante:

Podemos dizer que o incidente incitante dessa história acontece antes de ela começar. Representado pelo momento em que o casal recebe a tarefa de encontrar uma jovem capaz de ressuscitar pessoas.

Emily e Andrew participam de uma seita comandada por Omi (Dafoe, antagonista). Ele faz sexo com seus seguidores e propõe tarefas inusitadas para os mesmos.

Segundo ato:

Enquanto tenta se reconectar com seu ex-marido e sua filha, Emily segue na missão de encontrar a jovem ressuscitadora de cadáveres.

Um “acidente” faz com que ela seja expulsa da seita. Em uma segunda interpretação, esse momento pode ser considerado o incidente incitante. Mas como o evento acontece já no meio da história, alguns autores o entenderiam como o “midpoint” ou o “clímax de meio de ato”.

Pois o acontecimento faz com que uma tarefa banal, que faz parte do dia a dia da protagonista, passe a representar seu grande objetivo. A única forma de Emily voltar para a seita é encontrar a jovem com poderes divinos e entregá-la para Omi.

O clímax da história responderá se Emily consegue de fato se redimir com seu antagonista.

As três histórias nos apresentam situações de subserviência de pessoas comuns a outras pessoas (supostamente) mais poderosas. Temos um funcionário que se submente ao seu patrão, uma esposa que se submete ao marido e uma pessoa que abandona sua família para se submeter a um líder religioso.

Lanthimos mais uma vez nos tira de nossa zona de conforto e usa do estranhamento para refletir sobre relações humanas que corroem a sociedade. Não é um filme “fácil”. Apesar de não apelar para fantasia ou ficção científica (a não ser na possibilidade de ressuscitar mortos) exige uma certa suspensão de descrença do espectador. Cabe a nós embarcarmos no universo um tanto peculiar do diretor para desfrutarmos de um belíssimo filme.

Relacionados

O BRUTALISTA – A liberdade de cabeça para baixo. A falácia do sonho americano

Marcos De Bona

SING SING – Colman Domingo brilha ao lado de elenco inusitado

Marcos De Bona

EMILIA PÉREZ – Um roteiro fraco e uma visão europeia e preconceituosa da América Latina

Marcos De Bona

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais