Portal Castello Connection
Política

Trump critica o Brasil e diz que Amazônia foi “destruída” para construção de estrada; Helder Barbalho rebate

A declaração foi publicada no domingo (9) em sua rede social, a Truth Social, e acompanhada de um vídeo da emissora norte-americana Fox News, que está em Belém para a cobertura da COP30

(FOTOS: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP e Semas/Governo do Pará)

No vídeo, o correspondente da Fox e a âncora criticam o governo brasileiro e dizem que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, teria “se gabado” por cortar árvores para construir a rodovia. O canal conservador também questiona as “prioridades” do Brasil na preparação para o evento climático.

A publicação de Trump repercutiu rapidamente e foi rebatida pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Em resposta nas redes sociais, ele ironizou o comentário e convidou o presidente norte-americano a visitar Belém.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

“Em vez de falar de estradas, o presidente norte-americano deveria apontar caminhos contra as mudanças climáticas. Poderia celebrar a redução histórica do desmatamento da Amazônia – com destaque para o Pará, que obteve seu melhor resultado. Ou, no mínimo, seguir o exemplo do Governo do Brasil e investir mais de US$ 1 bilhão para salvar florestas no mundo. Ainda dá tempo de passar na COP30, presidente Trump. Esperamos você com um tacacá. É melhor agir do que postar”, disse o governador.

O Palácio do Planalto evitou entrar na polêmica e informou, por meio de nota, que a obra citada não é de responsabilidade do governo federal.

“A Secretaria Extraordinária para a COP30, vinculada à Casa Civil, esclarece que a construção da Avenida Liberdade, em Belém (PA), não faz parte do escopo de obras de infraestrutura da COP30”, informou o texto.

comscoreLoad

Relacionados

TCE-AM cobra explicações de David Almeida sobre irregularidades em licitação

Thayná Sousa

Lula assina medida que altera regras para vales-alimentação e refeição

Thayná Sousa

Toffoli anula provas da Lava Jato usadas contra ex-primeira-dama do Peru

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais