O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás mais uma vez na política tarifária e assinou, nesta sexta-feira (14/11), uma ordem executiva que reduz as tarifas sobre produtos agrícolas, incluindo itens brasileiros como café, carne bovina e frutas, entre elas o açaí. Os produtos estavam taxados em 50%.
Segundo a Casa Branca, a medida tem efeito retroativo e passou a valer desde 00h01 de quinta-feira (13/11). No documento, Trump afirma que decidiu rever as alíquotas após receber “informações e recomendações adicionais” de autoridades do governo sobre demanda interna, negociações comerciais e capacidade de produção dos EUA.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
O movimento representa mais um recuo desde o início do tarifaço promovido pelo republicano. Em julho, o presidente já havia suspendido taxas para cerca de 700 produtos brasileiros, um dia antes de as regras entrarem em vigor.
Ainda não está claro se a redução desta semana é resultado direto das negociações entre Brasil e Estados Unidos. A decisão ocorre um dia após o encontro entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado Marco Rubio, em Washington, onde discutiram saídas para o impasse tarifário. Segundo Vieira, uma proposta geral foi apresentada ao lado americano.
A Casa Branca também investiga frigoríficos dos EUA por causa da alta no preço da carne, iniciativa anunciada por Trump na última semana o que pode ter influenciado a revisão das taxas para produtos importados.


