Portal Castello Connection
Política

TSE divulga tempo de exibição para partidos nas eleições de 2026

O tempo de cada partido varia de 5 a 20 minutos, conforme o número de votos válidos e deputados federais eleitos em 2022, além de eventuais novas totalizações de votos.

(Foto: Reprodução/internet)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, nesta terça-feira (28), no Diário da Justiça Eletrônico, a Portaria nº 460/2025, que define o tempo de propaganda partidária gratuita no rádio e na TV para o primeiro semestre de 2026. Ao todo, 19 partidos terão direito à veiculação.

A propaganda partidária tem como objetivo divulgar programas e atividades das legendas, além de estimular a participação feminina na política, que deve ocupar pelo menos 30% do tempo total de exibição. As inserções serão transmitidas em emissoras nacionais e estaduais.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O tempo de cada partido varia de 5 a 20 minutos, conforme o número de votos válidos e deputados federais eleitos em 2022, além de eventuais novas totalizações de votos.

Os pedidos para veiculação devem ser feitos pelas direções nacionais e estaduais dos partidos entre 1º e 14 de novembro, diretamente ao TSE e aos tribunais regionais eleitorais (TREs). Solicitações fora do prazo não serão aceitas.

Em anos eleitorais, como 2026, a propaganda partidária será exibida apenas no primeiro semestre. No segundo, entra no ar a propaganda eleitoral, que segue regras próprias.

A Resolução TSE nº 23.679/2022 estabelece que partidos com mais de 20 deputados federais eleitos terão direito a 20 minutos semestrais; os que elegeram entre 10 e 20 deputados terão 10 minutos; e aqueles com até 9 deputados, 5 minutos. Siglas que não elegeram nenhum deputado federal não terão direito à propaganda, mesmo que tenham alcançado o percentual mínimo de votos exigido pela cláusula de desempenho.

Relacionados

Câmara aprova volta da gratuidade para despacho de bagagem em voos no Brasil

Ingrid Galvão

Deputada de Minas aciona Conselho de Ética após ser chamada de “Barbie da Shopee” em plenário

Ingrid Galvão

Governo envia comitiva ao Rio após operação com 64 mortos; Planalto nega falta de apoio a Cláudio Castro

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais