Portal Castello Connection
Brasil

Vazamento de 183 milhões de emails expõe contas de usuários na internet

Os arquivos foram organizados pelo pesquisador Benjamin Brundage, da empresa Sythient, totalizando 3,5 terabytes de informações coletadas em fóruns, Telegram, dark web e redes sociais.

(Foto: Canva)

Pesquisadores de segurança identificaram um vazamento que expôs 183 milhões de endereços de email, compilados a partir de múltiplos incidentes anteriores. Os dados não foram obtidos diretamente das empresas, mas por meio de malwares conhecidos como infostealers, que capturam informações sensíveis de computadores e celulares infectados.

Os arquivos foram organizados pelo pesquisador Benjamin Brundage, da empresa Sythient, totalizando 3,5 terabytes de informações coletadas em fóruns, Telegram, dark web e redes sociais. Embora a maior parte dos dados envolva apenas emails, há registros de contas Gmail, entre outras, com logins e senhas associados.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

De acordo com especialistas, os infostealers são distribuídos principalmente por softwares piratas, anexos maliciosos ou links enganosos em redes sociais. Uma vez instalados, eles podem capturar sites acessados, nomes de usuário e senhas, que depois são vendidos em fóruns na internet.

O pesquisador Troy Hunt, criador do site Have I Been Pwned, confirmou pelo menos dois casos de vazamento de credenciais legítimas, incluindo contas Gmail e outras informações sensíveis das vítimas. Segundo ele, a compilação contém dados antigos e recentes, mas apenas 16,4 milhões de credenciais correspondem a informações novas.

Especialistas alertam que, mesmo com grande parte dos dados já conhecidos, as informações podem ser exploradas por cibercriminosos, especialmente quando os usuários reutilizam senhas em diferentes plataformas.

O Google informou que este tipo de vazamento não é exclusivo do Gmail e que ataques desse tipo ocorrem de forma recorrente, com criminosos usando diversas ferramentas para coletar credenciais.

Para se proteger, recomenda-se:

  • Alterar senhas comprometidas, criando combinações fortes com números, letras e caracteres especiais.

  • Ativar a verificação em duas etapas em todas as contas (no Gmail: myaccount.google.com/security).

  • Utilizar soluções de antivírus confiáveis que detectem atividades suspeitas no dispositivo.

  • Consultar o site Have I Been Pwned para verificar se seu email ou senha foram comprometidos.

Relacionados

Mega-Sena 2935 hoje (1º): Resultado e números; confira!

Brasil 61

Lotofácil 3528 de hoje: confira os números e o resultado do sorteio deste sábado (01/11)

Brasil 61

Resultado da Loteria Federal 6013 de quarta-feira (29/10/2025) – Cópia

Brasil 61

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais